• Portuguiando

13 características típicas de um autêntico português

Autora: Sara Almeida



Para além de conhecer um país e todas as maneiras legais de viver nele, é importante que um imigrante conheça o seu povo, as suas características, um pouco do jeito das pessoas com quem se vai conviver todos os dias. Para ajudar os brasileiros nessa missão, reuni um conjunto de características típicas de um português autêntico. Confira!


1. Comida

Começamos por algo pelo qual os portugueses são bastante conhecidos. Todos os portugueses servem muita comida para os seus amigos, familiares, clientes, seja no local de trabalho ou em casa. Dificilmente saímos com fome de algum sítio em Portugal, seja restaurante ou a casa de algum português. Ninguém morre à fome, mesmo quando não há muito para oferecer.


2. Vaga de deficientes

Infelizmente, muitos de nós utilizam este lugar como outro qualquer. Só não entram dentro das lojas com os carros porque não podem. Por isso, é onde estiver mais perto.


3. Abertura cultural

O português típico não só gosta de Portugal como também está predisposto a gostar de outras culturas, assistem novelas brasileiras, adoram comida espanhola, cinema americano, exploram a medicina chinesa... Interessam-se pelo resto do mundo.


4. Não gosta de esperar

O português comum pode estar apenas 5 minutos numa fila para alguma coisa que já está a reclamar que já passou meia hora.


5. Amigos

Outra característica fantástica, são amigos, são bons amigos. Não se trata de uma amizade que se conquista em minutos, como no Brasil. Mas uma vez que estas amizades são conquistadas, é para todo o sempre. Daqueles amigos que estão lá para todas as situações.


Por que eu adoro fazer compras nos supermercados de Portugal


6. Cumprir horários

Muitas vezes, não vale a pena combinar horários. Convém marcar com umas 2 horas de antecedência, ou então vão esperar muito. Os portugueses, definitivamente, não têm a pontualidade britânica.


7. A galinha do vizinho é sempre melhor

É um ditado popular que explica bem como somos. O português nunca está satisfeito. Pede um café curto, mas ou é curto demais ou ficou muito alto. Recebeu uma fatia de bolo, mas fica chateado porque a do colega do lado era maior. No fim, deixa um resto de bolo no prato porque estava cheio.


8. Transparência

Falsidade não é uma característica de um típico português. Porque em Portugal, todos dizem o que pensam, nem sempre da forma mais delicada, mas o que deve ser dito dizem na cara diretamente.


9. Não tem dinheiro, mas Algarve é Algarve

Os portugueses podem até não ter dinheiro para sobreviver no resto do ano, mas quem lhes tira as férias do Algarve, tira-lhes tudo.


10. Amam as origens

Um português autêntico demonstra todo o amor e orgulho que tem pelas sardinhas na brasa, pela seleção de futebol portuguesa, pelas obras de Fernando Pessoa, de Eça e de Saramago, das navegações e das descobertas, de todas as festas típicas do país e tudo o que se tem de bom.


Cinco hábitos que o brasileiro adquire quando vive em Portugal


11. Ajudam

Os portugueses estão sempre prontos para ajudar, sejam os turistas ou mesmo os nativos. Quem deixar cair algo, perder alguma coisa, alguém que não saiba uma direção, há sempre um português pronto a indicar o caminho.


12. Têm de ser os primeiros

O português comum têm de ser o primeiro em tudo. Se o supermercado abrir só as 9 horas, às 8h45 já estão à porta para entrar mal a grade abrir. Não vá os produtos acabarem depressa demais.


13. Riso fácil

Estar com alguém que ri facilmente é o melhor que se pode ter. E os portugueses não precisam de ter muita coisa para se rirem, o que na verdade é ótimo. Ultrapassam a timidez e mostram que gostam de se rir e de se divertir.


Veja também:

Aposentadoria em Portugal para brasileiros

Curiosidades de Portugal: de hábitos a coisas que vemos nas ruas

Sobre nós
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone YouTube

Ana Beatriz - jornalista brasileira, 39 anos, mãe do Matheus e do Tomás, esposa do André, que se apaixonou por Portugal e se mudou de mala e cuia com a família para o Porto. 

André - fotógrafo brasileiro, 47 anos, pai do Pedro, do  Gabriel, do Matheus e do Tomás, marido da Bia, que embarcou junto nessa aventura e, assim como os portugueses, não dispensa um café com natas. 

Juntos, gerimos o Portuguiando, a Art22 Media e a André Furtado Photography

Aproveitamos esse espaço para compartilhar impressões, diferenças e similaridades culturais e dicas de turismo para brasileiros que pensam em se mudar para cá ou simplesmente querem conhecer mais sobre Portugal. 

 

Fale conosco: contato.portuguiando@gmail.com

 

Receba nossos informativos:

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com