• Portuguiando

15 coisas que você tem que fazer ao visitar Portugal

Autora: Sara Almeida


Portugal pode ser um país pequeno, mas tem muitas maravilhas para oferecer e histórias para contar aos turistas e imigrantes. Por isso mesmo, neste post fizemos uma seleção de 15 coisas que você precisa fazer ao visitar Portugal. Seja gastronomia, praias paradisíacas, cidades antigas ou paisagens para desfrutar, está tudo ao seu alcance neste país.


Cabo da Roca: uma das atrações imperdíveis em Portugal

É imigrante ou vai visitar Portugal? Então você não pode deixar de:


1. Comer pasteis de nata

Não podemos visitar Portugal sem deixar de provar uma iguaria que está sempre presente em todo o lado e cada vez mais se vê fora do país. Estamos a falar dos famosos pastéis de nata, ou como são conhecidos em Portugal, os pastéis de Belém. O melhor lugar, que guarda segredo exclusivo da sua confecção, é na Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa. Estes pastéis comem-se quentes, com canela e açúcar em pó por cima. A delícia foi considerado uma das 7 maravilhas da Gastronomia de Portugal. De dar água na boca!


2. Conhecer lugares que inspiraram J.K. Rowling

Quem leu Harry Potter sabe que a autora se inspirou numa cidade de Portugal: o Porto. A temporada que J.K. Rowling passou em Portugal (18 meses no total) deixou uma marca tão profunda na vida da autora que ela acabou por usar a cidade como inspiração na saga que todos conhecem. E há vários locais no Porto como o Café Majestic, ou a Livraria Lello, até mesmo a Universidade do Porto que contém vestígios da escrita fabulosa de J.K. Rowlings. Tudo o que pode descobrir ao visitar Portugal.


3. Visitar o Santuário de Fátima

Em Portugal há também um local perfeito para a devoção dos mais religiosos. Damos uma voltinha até Fátima, praticamente no meio do caminho entre Lisboa e Porto, para visitar o Santuário da Nossa Senhora do Rosário de Fátima, o lugar de peregrinação mais famoso do país.

Santuário da Nossa Senhora do Rosário de Fátima

4. Conhecer o ponto mais ocidental da Europa continental

Visitar Portugal significa também visitar o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental de Portugal continental, assim como da Europa Continental. E está localizado no concelho de Sintra, em Lisboa. Luís Vaz de Camões descreveu-o nos Lusíadas como o local “Onde a terra se acaba e o mar começa”. Na zona existe um farol e uma loja turística.

Cabo da Roca

Vai viajar? Aproveite o código promocional do Portuguiando na compra do seguro viagem


5. Ir até os Açores

E para quem procura algo mais paradisíaco, nada como visitar a Lagoa das Sete Cidades, na Ilha de São Miguel, nos Açores. É considerada uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal e está dividida entre duas lagoas – a Verde e a Azul. Vale a pena visitar este local e conhecer a lenda da Princesa dos Olhos Azuis.


6. Visitar as ruinas de Conímbriga

Quem procura história tem um bom motivo para visitar Portugal. Perto de Coimbra podemos encontrar uma povoação chamada Conímbriga, cheia de ruínas antigas. Está classificada como Monumento Nacional e tem sido palco de escavações desde então. Conímbriga foi um importante centro durante a República Romana.

Ruínas de Conímbriga

7. Provar uma Francesinha

Voltando à gastronomia, no Porto encontramos a famosa Francesinha, considerada como um da 10 melhores sanduíches do mundo. A iguaria leva linguiça, salsicha, presunto, bife de vaca, queijo e um molho à base de cerveja e piri-piri. Para completar, um ovo frito em cima e batatas fritas no acompanhamento. Vale a pena provar!


8. Nadar em uma praia fluvial

Conhecer qualquer praia fluvial ao visitar Portugal é um grande passeio. Mas vamos indicar a Praia Fluvial de Piódão, que está ao nosso dispor em Arganil, nas encostas da Serra do Açor. É perfeita para quem gosta da natureza e de uns bons mergulhos. Piódão é uma das aldeias mais antigas de Portugal e suas imediações são ricas em trilhas com visuais de tirar o fôlego.


9. Conhecer o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Há sempre espaço para sabedoria e arte quando toca a visitar Portugal. Para quem quer adicionar um pouco de cultura à bagagem, indicamos ir até Lisboa conhecer o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), um museu de arte contemporânea que exposições e mostras incríveis.


O que fazer em Lisboa: roteiros de 2 a 5 dias para você conhecer o melhor da cidade


10. Beber um vinho do Porto

Não vão embora sem antes provarem o famoso vinho do Porto e visitarem as caves para uma verdadeira degustação em Vila Nova de Gaia, no Porto. O Vinho do Porto é um vinho natural fortificado, produzido exclusivamente a partir de uvas do Douro. É uma das preciosidades do país.

Ribeira de Gaia: onde estão as principais caves de vinho do Porto

11. Participar da Festa da Flor

Vamos à Ilha da Madeira para assistir ao nascimento da primavera com a Festa da Flor. Esta festa realiza-se precisamente para dar início à época em que as flores desabrocham, e na Madeira há flores de todas as espécies e feitios. A Festa da Flor é também um evento cultural. Associada ao evento destaca-se a tradição, quer através das atuações de grupos folclóricos, quer através da construção dos belos tapetes florais.


12. Se encantar com a festa de São João

Em algum momento da sua vida você precisa visitar Portugal em junho, para presenciar a festa de São João, no Porto. É a altura perfeita para comer as melhores sardinhas, se animar com o agito da cidade e se encantar os fogos de artifício sob o Rio Douro, na Ponte Dom Luís.


13. Passar uma noite na Queima das Fitas de Coimbra

Que tal passarem as noites na Queima das Fitas de Coimbra ao visitar Portugal? Trata-se da semana acadêmica, que em Portugal é realizada de uma maneira diferente do que no Brasil. No Brasil, durante esta semana não há aulas, mas há palestras e oficinas para estudantes. Em Portugal, pelo contrário, há festas, concertos e muitas atividades longe das faculdades.


O que fazer em Aveiro: dicas para um dia de turismo


14. Visitar a Boca do Inferno

Devem sentir as ondas a bater na Boca do Inferno, em Cascais. O nome "Boca do Inferno" atribuído a este local deve-se à analogia morfológica e ao tremendo e assustador impacto das ondas que ali se fazem sentir. Mas o lugar não tem nada de macabro. Pelo contrário, é lindo e de lá você tem uma vista incrível do oceano.


15. Conhecer o Parque Nacional da Peneda-Gerês

Por último, quando visitar Portugal desfrute da Natureza que o Parque Nacional da Peneda-Gerês tem para lhe oferecer. Para além da flora, a fauna é abundante, as suas colinas acidentadas albergam veados, lobos e águias-reais. E ainda há muita história por descobrir, os trilhos incluem uma estrada romana repleta de marcos. É um lugar encantador!


Veja também:

Conheça algumas das cidades mais bonitas de Portugal

Turismo no Algarve: os melhores locais para visitar em 7 dias

Sobre nós
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone YouTube

Ana Beatriz - jornalista brasileira, 37 anos, mãe do Matheus, esposa do André, que se apaixonou por Portugal e se mudou de mala e cuia com a família para o Porto. 

André - fotógrafo brasileiro, 45 anos, pai do Pedro, do  Gabriel e do Matheus, marido da Bia, que embarcou junto nessa aventura e, assim como os portugueses, não dispensa um café com natas. 

Juntos, gerimos o Portuguiando e a André Furtado Photography

Aproveitamos esse espaço para compartilhar impressões, diferenças e similaridades culturais e dicas de turismo para brasileiros que pensam em se mudar para cá ou simplesmente querem conhecer mais sobre Portugal. 

 

Fale conosco: contato.portuguiando@gmail.com

 

Receba nossos informativos:

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com