• Portuguiando

Braga, Portugal - um dia para conhecer suas maravilhas

Atualizado: Set 2

O Santuário do Bom Jesus do Monte, principal ponto turístico da cidade, é um lugar incrível de se conhecer. Mas há muito mais para se descobrir em Braga, Portugal!



Braga fica ao Norte de Portugal, a uma distância de 40 minutos de carro do Porto e é uma cidade extremamente agradável. Perfeito para um bate-e-volta de um dia se você estiver no Porto e arrumar uma brecha no roteiro.


Mas tenha certeza: se conseguir passar dois ou três dias na cidade para fazer uma imersão nos hábitos e detalhes que a cidade abriga, você não vai se arrepender!


O que fazer em Braga, Portugal


Vale começar o dia pelo principal ponto turístico da cidade:


- Santuário do Bom Jesus do Monte – A escadaria, com mais de 600 degraus, que te leva até a igreja, é separada por patamares com fontes e esculturas. A igreja, construída nos estilos barroco e neoclássico, é singela e, exatamente por isso, muito bonita.


Não deixe de visitar o jardim que fica ao lado!  Além do paisagismo incrível, com plantas, árvores e flores, ali há um lago artificial, uma charmosa gruta e uma espécie de coreto no topo de tudo isso, onde você pode posar para lindas fotos. Aliás, do Santuário você é brindado com uma vista privilegiada da cidade. Abuse dos flashes!


Vai viajar? Aproveite o código promocional do Portuguiando na compra do seguro viagem

O Santuário do Bom Jesus do Monte com suas escadarias


Dica: Se não quiser encarar a escadaria, você pode subir de funicular, que custa 2,50 euros ou ir de carro e parar no estacionamento que te deixa ao lado da igreja.


A seis quilômetro dali fica o Centro Histórico de Braga. O trajeto abaixo você pode fazer a pé. A distância do primeiro para o último ponto é de cerca de um quilômetro e caminhar pelas ruas de Braga apreciando o comércio e as construções é, talvez, a parte mais interessante da experiência.

Verão em Portugal: como aproveitar a estação do ano mais quente e esperada


Arco da Porta Nova - esse monumento era uma entrada nas antigas muralhas da cidade, e em 1772 foi alterada para a sua atual configuração. É um dos monumentos mais interessantes da cidade e seguindo por ela você verá diversos cafés com mesas na calçada, ideal para um bom almoço!


O que fazer em Vila Nova de Gaia


Catedral da Sé – também conhecida como Santa Maria de Braga, a mais antiga catedral de Portugal mistura os estilos barroco, gótico e renascentista. Há quem diga que ela começou a ser construída no ano 400, mas no ano 1070 ela passou por restaurações da qual restam vestígios até hoje. Na Capela dos Reis, estão os túmulos de Dom Henrique e Dona Teresa, pais de Afonso I, o primeiro rei de Portugal.


Cinco hábitos que o brasileiro adquire quando vive em Portugal


Jardim de Santa Bárbara – o jardim público é um anexo da ala medieval do Paço Episcopal Bracarense. Ali há uma fonte com uma imagem de Santa Bárbara. Uma rápida parada para descansar e apreciar as belezas do local é uma excelente pedida. Para quem gosta de flores, então, o local é de encher os olhos!

O encantador Jardim de Santa Bárbara

Dicas práticas para limpar sua casa quando você vai viver na Europa


Praça da República – é o coração da cidade. Cheio de gente passeando, vários restaurantes com mesas na calçada, a praça é um ótimo lugar para você relaxar um pouco, fazer uma refeição com calma e apreciar as fontes, chafarizes e o coreto! Ali também ficam a Basílica dos Congregados.  




Custo de vida em Portugal: sabia quanto gasta mensalmente uma família de três pessoas



Se você tiver mais tempo...

Visite o Palácio do Raio ou Casa do Mexicano, palacete barroco de mais de 250 anos e o Museu dos Biscaínhos que abriga exposição de artes decorativas. Se conseguir passar a noite ali, vale aproveitar os bares e restaurantes da Rua Dom Paio Mendes, ponto de badalação noturna da cidade.


Uma tarde em Guimarães: cidade berço de Portugal. Assista ao vídeo!


Veja também:

Palácio de Queluz – uma visita ao berço da história luso-brasileira

Cabo da Roca: vale a visita?

Azenhas do mar: um paraíso escondido, bem pertinho de Lisboa


Sobre nós
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone YouTube

Ana Beatriz - jornalista brasileira, 39 anos, mãe do Matheus e do Tomás, esposa do André, que se apaixonou por Portugal e se mudou de mala e cuia com a família para o Porto. 

André - fotógrafo brasileiro, 47 anos, pai do Pedro, do  Gabriel, do Matheus e do Tomás, marido da Bia, que embarcou junto nessa aventura e, assim como os portugueses, não dispensa um café com natas. 

Juntos, gerimos o Portuguiando, a Art22 Media e a André Furtado Photography

Aproveitamos esse espaço para compartilhar impressões, diferenças e similaridades culturais e dicas de turismo para brasileiros que pensam em se mudar para cá ou simplesmente querem conhecer mais sobre Portugal. 

 

Fale conosco: contato.portuguiando@gmail.com

 

Receba nossos informativos:

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com