• Portuguiando

Cinco hábitos que o brasileiro adquire quando vive em Portugal

Atualizado: 9 de Mai de 2019

São pequenas mudanças no nosso dia a dia que acabam por se refletir no estilo de vida que levamos e até mesmo na nossa personalidade


Quando você vira imigrante, indiscutivelmente vai abraçar alguns hábitos locais que te transformam. Transformam sua rotina e acabam por mudar também a maneira como você pensa. Aqui em Portugal tenho aprendido a viver com mais consciência do meu consumo e até me tornei uma pessoa mais ativa por conta disso.


Descubra o custo de vida para uma família de três pessoas em Portugal. Assista!


Listei abaixo alguns coisas que antes eram distantes da minha realidade e aqui já foram completamente incorporadas à minha rotina:


Fim da farra das sacolas de supermercado

Aqui você paga por elas, 10 cêntimos de euro cada. É comum ver pessoas carregando compras pequenas nas mãos, mas aos poucos você se acostuma a andar com sacolas reforçadas no carro para compras grandes. 


Veja a diferenças de preços de produtos em supermercados do Brasil e de Portugal


Abastecer o próprio carro Frentistas não existem por aqui. Não só você coloca o combustível sozinho como depois você se dirige ao interior da loja de conveniência para efetuar o pagamento sem que ninguém fique vigiando se você vai realmente pagar. 



Como abastecer seu carro em um posto de combustível de Portugal


Esquece as catracas

No cinema, no metrô, nos bancos, simplesmente não há catracas de segurança. Você paga e usa o serviço, sem a necessidade de ter alguém para conferir. Confesso que até hoje fico procurando alguém para checar meu pagamento. Nos estacionamentos dos shoppings acontece a mesma coisa: como eles são de graça, não há cancelas e o acesso é livre. 


Cuida do próprio lixo

Já falei brevemente sobre isso em um texto anterior. Mas isso foi umas das coisas mais emblemáticas pra mim. Ter consciência da quantidade de lixo que produzimos e do destino que damos a ele. Essa rotina de separar e colocar nas caçambas corretas te faz evitar gerar lixo desnecessariamente. 



Vai viajar? Aproveite o código promocional do Portuguiando na compra do seguro viagem


Leva uma vida mais ativa

Aqui você se mexe mais por causa do estilo de vida. As coisas que citei acima ajudam muito. Há outros fatores também, como muitos prédios sem elevadores, bons transportes públicos, segurança para você caminhar pelas ruas sem medo há qualquer hora. O português é muito ativo e o que mais vejo são idosos de 70, 80 anos pra cima e pra baixo sozinhos, fazendo de tudo!  


Veja também:

Por que os portugueses não se renderam ao WhatsApp?

Morar em Portugal: cinco passos para concretizar esse sonho

Motivos que me levaram a sair do Brasil


Sobre nós
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone YouTube

Ana Beatriz - jornalista brasileira, 39 anos, mãe do Matheus e do Tomás, esposa do André, que se apaixonou por Portugal e se mudou de mala e cuia com a família para o Porto. 

André - fotógrafo brasileiro, 47 anos, pai do Pedro, do  Gabriel, do Matheus e do Tomás, marido da Bia, que embarcou junto nessa aventura e, assim como os portugueses, não dispensa um café com natas. 

Juntos, gerimos o Portuguiando, a Art22 Media e a André Furtado Photography

Aproveitamos esse espaço para compartilhar impressões, diferenças e similaridades culturais e dicas de turismo para brasileiros que pensam em se mudar para cá ou simplesmente querem conhecer mais sobre Portugal. 

 

Fale conosco: contato.portuguiando@gmail.com

 

Receba nossos informativos:

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com