• Portuguiando

Como procurar emprego em Portugal?



Procurar emprego em Portugal requer muita dedicação e paciência, mas, ao contrário de antigamente, agora há mais facilidade para encontrar certos tipos de trabalho. A maneira mais tradicional (ir de encontro às lojas ou empresas) continua a existir, mas está longe de ser a única. Hoje em dia, há agências e vários sites para procurar emprego em Portugal.


Se você já está em Portugal ou prepara-se para mudar, uma das grandes preocupações é ter emprego, pensar numa forma de se sustentar e manter com o próprio dinheiro. Desta forma, deixamos aqui uma lista de alguns sites e agências onde podem facilmente se candidatarem para encontrarem emprego, bem como umas dicas muito úteis para ajudar a procura.




Com base no número que cliques e candidaturas, estes são os 12 melhores sites para procurar emprego em Portugal:


1. Sapo Emprego

Tem dezenas de milhares de ofertas, seja em Portugal ou no estrangeiro. E contém vários artigos no seu guia de carreira para ajudar o candidato na procura de emprego.


2. Net-Empregos

Uma plataforma excelente que recebe cerca de 500 novas ofertas de emprego todos os dias e envia diretamente para o email do candidato as novidades do seu interesse.


3. Expresso Emprego

Neste site pode procurar emprego em Portugal por função e localização. Mas há também oportunidades em outros países como Angola e Moçambique.


4. Jobtide

Este é um site gratuito que já empregou mais de 20 mil pessoas em Portugal. Funciona como um agregador de anúncios podendo ter ofertas de sites já mencionados em cima.


5. Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um site mais recente mas que tem muitos visitantes. Também contém alertas no email de novidades e publica artigos de ajuda na candidatura de emprego.


6. Carga de Trabalhos

O foco deste site está nas áreas da Comunicação e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e também recebe dezenas de novas ofertas todos os dias.


7. BEP

É na Bolsa de Emprego Público que vai encontrar todas as ofertas de emprego em Portugal no que toca a função pública.


8. CarreerJet

Outro site como o Jobtide, agrega ofertas de emprego. Só para Portugal, este site tem mais de 160 mil ofertas. Basta pesquisar pelo cargo e localização para encontrar as ofertas mais relevantes.


9. Emprego XL

Pode procurar emprego em Portugal por distrito no Emprego XL. As ofertas são disponibilizadas por distrito ou por data, da mais recente para a mais antiga.


10. Emprego Saúde

Na área da Saúde, este site é uma referência, com ofertas em Portugal e em vários países.


11. IT Jobs

Para a área de tecnologias de informação recomenda-se o site IT Jobs. Para além de milhares de empregos, também encontra eventos e ações de formação.


12. Turijobs

O último, também para uma área mais específica, falo de turismo e de hotelaria. Nele encontram-se muitas ofertas de emprego e ainda pode colocar o currículo à disposição de possíveis contactos.


Para além destes sites há uma série de dicas que podes ter em consideração na altura de procurares emprego em Portugal:


  • Ter um currículo atualizado

Ao procurar emprego em Portugal ou noutro país, o currículo deve estar o mais atualizado possível e com informações verídicas. Mas sobretudo deve ter uma boa organização para que seja de fácil leitura e entendimento por parte de uma empresa.


Dica: Para facilitar, atualiza o teu currículo para Português de Portugal, vai fazer diferença!


  • Criar um currículo em inglês

Isto porque há muitas empresas em Portugal que são oriundas de outros países da União Europeia. E neste caso há sempre o Google Translate para dar uma mãozinha.



  • Não esquecer que o formato também conta

As empresas em Portugal pedem sempre o Europass, que é bastante conhecido em toda a Europa, deixo aqui o link para experimentarem. É um currículo bastante detalhado por isso tenham calma. No entanto, há empresas que procuram originalidade, e que tal fazer dois currículos? O Europass e um currículo artístico?


  • ·Será part-time ou full-time?

Em Portugal só há dois “modos”, ou se trabalha a tempo integral, que corresponde a 8 horas por dia, 40 horas por semana, exceto quando o horário de trabalho fixado determina uma duração inferior. E o trabalho parcial, são menos horas semanais e diárias que são acordadas entre ambas as partes.


  • Sites de empresas de Recrutamento

Existem algumas empresas de Recrutamento que facilitam a procura de emprego em Portugal. Nestes sites vocês podem inscrever-se e inserir o vosso currículo para ficar disponível para possíveis e futuras ofertas. Deixo aqui 4 exemplos:

o Randstad Portugal

o Michael Page Portugal

o Hays Portugal

o Adecco Portugal


  • Use as redes sociais como aliadas

Esta é a última dica, mas também é super importante na procura de emprego em Portugal. As redes sociais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia e o LinkedIn é um exemplo disso. É uma rede social que contém muitas vagas específicas, basta colocar a área e a localidade e terá oportunidades na sua região.


Dica: É preciso sempre atualizar o perfil e fazer conexões para ajudar a que o seu perfil seja visto por várias empresas e obter entrevistas!



Veja também:

Onde morar em Portugal: cidades pequenas

Emprego em Portugal: veja dicas para você conseguir trabalhar por aqui

Sobre nós
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone YouTube

Ana Beatriz - jornalista brasileira, 37 anos, mãe do Matheus, esposa do André, que se apaixonou por Portugal e se mudou de mala e cuia com a família para o Porto. 

André - fotógrafo brasileiro, 45 anos, pai do Pedro, do  Gabriel e do Matheus, marido da Bia, que embarcou junto nessa aventura e, assim como os portugueses, não dispensa um café com natas. 

Juntos, gerimos o Portuguiando e a André Furtado Photography

Aproveitamos esse espaço para compartilhar impressões, diferenças e similaridades culturais e dicas de turismo para brasileiros que pensam em se mudar para cá ou simplesmente querem conhecer mais sobre Portugal. 

 

Fale conosco: contato.portuguiando@gmail.com

 

Receba nossos informativos:

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com