• Portuguiando

O que fazer em Sintra, Portugal

Atualizado: 5 de Set de 2019

O tempo é curto, mas com organização você consegue conhecer lugar incríveis, como o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena. Confira o que fazer em Sintra, Portugal!


Se você tem apenas um dia para dedicar à linda cidade de Sintra, já conseguirá ter uma ideia da atmosfera bucólica que a envolve. Com seus palácios, castelos e centro histórico, Sintra é arrebatadora!

Listamos abaixo os passeios imperdíveis para quem tem pouco tempo mas não quer deixar de conhecer a região.


O que fazer em Sintra, Portugal


Palácio Nacional de Sintra

No coração do centro histórico de Sintra está o Palácio Nacional. Por fora ele certamente não é tão impressionante quanto os outros pontos turísticos que você irá visitar nesse dia. Mas, por dentro, vale pelo seu valor histórico, arquitetônico e artístico. Ali, você verá referências árabes e mouras, além de características manuelinas e góticas.

Vai viajar? Aproveite o código promocional do Portuguiando na compra do seguro viagem


Classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, o palácio é muito agradável de se conhecer. Ali você encontrará a Sala dos Brasões, Sala das Caravelas, Sala dos Cisnes, entre outras, além da Capela Palatina e da famosa cozinha com as chaminés gêmeas.


Meu destaque vai para a Sala dos Brasões, com as incríveis paredes de azulejos e os afrescos nos tetos que te deixam hipnotizada!

O teto da Sala dos Brasões, no Palácio Nacional de Sintra

Braga - um dia para conhecer suas maravilhas


Casa Piriquita

Muito perto do palácio está a pastelaria Piriquita, tradicional pelos famosos Travesseiros de Sintra. O doce é um pastel folhado com recheio à base de ovos e amêndoas, um clássico da culinária portuguesa.


Se você já está por ali e já deixou a dieta de lado, prove também outra joia de Sintra, a Queijada, um doce que leva queijo, açúcar, ovos, farinha e canela no recheio, envolvidos em uma massa crocante. Deu água na boca né?


Castelo dos Mouros

Erguidos sobre rochas no coração da Serra de Sintra está o Castelo dos Mouros. O lugar é completamente diferente dos outros palácios da cidade. Em meio às ruínas de pedra, você é tomado por uma atmosfera bucólica enquanto caminha pelas muralhas e torres da construção.


Propositadamente, o castelo – construído no século X após a conquista muçulmana da Península Ibérica - foi levantado entre a mata e os penhascos, o que proporciona uma vista única da cidade até o Oceano Atlântico. O local também é um dos parques arqueológicos mais explorados da Europa.


Confira as dicas de turismo do Portuguiando!

O Castelo dos Mouros fica entre a mata e um penhasco

Guimarães - roteiro de um dia para conhecer o berço de Portugal


Palácio da Pena

Uma explosão de cores! Assim é o Palácio da Pena. Situado no topo do Parque Nacional da Pena para que seja visto de qualquer ponto do parque, o palácio apresenta uma miscelânea de estilos arquitetônicos com um resultado surpreendente. É, sem sombra de dúvidas, um dos palácios mais kitsch de Portugal.


Por fora, as paredes são vermelhas e amarelas, a faixada reforça a influência moura e árabe, os azulejos não negam as raízes portuguesas. Por dentro, vê-se muito luxo estampado no mármore, porcelanas, tapeçarias e nos afrescos do teto... tudo refletindo à rigor a época em que o lugar era habitado pela nobreza.


No terraço tem um café muito agradável com mesas ao ar livre para fechar o passeio com chave de ouro.

Palácio da Pena, colorido e exuberante

Visita ao Santuário de Fátima: uma tarde de fé e devoção no coração de Portugal


Se tiver mais tempo, veja outras dicas de o que fazer em Sintra, Portugal:


Quinta da Regaleira - um dos lugares mais bucólicos que eu já visitei! Ainda vou fazer um post só para esse local incrível! É uma mansão inusitada, cheia de simbolismo e com cenários únicos como grutas, escadarias em espirais, poços e túneis a serem desbravados pelos viajantes mais aventureiros.


Palácio Monserrate – um dos mais belos prédios arquitetônicos em estilo Romântico de Portugal, ostenta um jardim com áreas organizadas geograficamente, que enche os olhos de qualquer turista.


Convento dos Capuchos – se você admira o estilo de vida dos franciscanos, vale conhecer esse lugar construído no sentido oposto de todo luxo e ostentação das construções mais famosas de Sintra. Ali, predomina o rústico, o despojado e o contato com a natureza.


O Palácio Nacional de Queluz também fica em Sintra, mas para ele dedicamos um post especial e recomendamos que você também dedique uma tarde só para visitar esse local incrível!


Como é morar em Lisboa? Assista ao vídeo!


Veja também: Roteiro de uma tarde em Belém, o bairro símbolo de Lisboa

Cabo da Roca: vale a visita?

Azenhas do mar: um paraíso escondido, bem pertinho de Lisboa

Sobre nós
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone YouTube

Ana Beatriz - jornalista brasileira, 39 anos, mãe do Matheus e do Tomás, esposa do André, que se apaixonou por Portugal e se mudou de mala e cuia com a família para o Porto. 

André - fotógrafo brasileiro, 47 anos, pai do Pedro, do  Gabriel, do Matheus e do Tomás, marido da Bia, que embarcou junto nessa aventura e, assim como os portugueses, não dispensa um café com natas. 

Juntos, gerimos o Portuguiando, a Art22 Media e a André Furtado Photography

Aproveitamos esse espaço para compartilhar impressões, diferenças e similaridades culturais e dicas de turismo para brasileiros que pensam em se mudar para cá ou simplesmente querem conhecer mais sobre Portugal. 

 

Fale conosco: contato.portuguiando@gmail.com

 

Receba nossos informativos:

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com