• Portuguiando

Dicas de turismo no Porto, Portugal

Atualizado: 29 de Mar de 2019

Confira um roteiro entre 2 e 6 dias para explorar as belezas do Norte de Portugal


Ah, o Porto! Que lugar mais encantador de se conhecer. Eu, particularmente, sou apaixonada por essa cidade. Ela consegue misturar de maneira brilhante toda a tradição de Portugal ao clima despretensioso e arrojado que ganha cada vez mais adeptos por aqui. Vem conhecer essa cidade encantadora!


Preparamos um roteiro de turismo de três dias para você conhecer os principais pontos turísticos do Porto, em Portugal. O roteiro principal é de apenas 2 dias, para conhecer o básico, mas vai crescendo conforme o tempo que você tem disponível. Confira!


Roadtrip de Lisboa ao Porto: roteiros para se encantar com as belezas de Portugal


Dia 1

Tire o primeiro dia para caminhar, e muito!, pela área histórica do Porto. O trajeto todo tem cerca de 1,6 quilômetros e você pode começar saltando na estação de  metrô do Bolhão. 


Capela das Almas 

Logo que você avistar a fachada, irá se impressionar com os desenhos em cerca de 16 mil azulejos. No interior, as paredes contam a história de São Francisco de Assis e Santa Catarina, também em paredes de azulejos. Veja também a imagem da Nossa Senhora das Almas em um belo altar no interior da capela.  

A Capela das Almas é um tesouro à vista no centro do Porto

Mercado do Bolhão

Um mercadão público cheio de cores, aromas e música. Ali, vende-se frutas, flores, vinhos, frutos do mar, sementes. Tudo isso regado à música que os artistas de rua tocam nas entradas do mercado. Um lugar delicioso para se dar um rápido passeio.  


Café Magestic

Um café histórico que reflete toda a elegância da Belle Époque. Inaugurado em 1921, o local guarda a beleza e charme de quase 100 anos de história. Ali você pode saborear um bom pastel de nata ou uma refeição de luxo no imponente salão ao som do piano de cauda.


Verão em Portugal: como aproveitar a estação do ano mais quente e esperada


Avenida dos Aliados

A principal avenida da Baixa e do Centro do Porto ganha uma decoração de Natal belíssima. Mas mesmo que você visite em outros períodos, ela tem muito a explorar. Ali fica a Câmara Municipal do Porto, o Mc Donalds que é considerado o mais bonito do mundo e a Praça da Liberdade, com a famosa estátua de Dom Pedro IV. 

Avenida dos Aliados: prédios antigos, cafés e muitos turistas

Dali também partem vários ônibus de turismo que rodam a cidade toda, no estilo hop on hop off. São uma boa opção para quem tem pouco tempo e quer dar visitar longas distâncias. 


Seis meses em Portugal - um balanço do início dessa nova jornada


Torre dos Clérigos

Um dos principais símbolos da cidade do Porto. No topo da torre de 75 metros você tem uma vista incrível panorâmica para a cidade e para o Rio Douro. Inaugurada em 1750, essa construção em estilo barroco, abriga também uma igreja. 

A Torre dos Clérigos é um dos principais monumentos do Porto

Livraria Lello

O local que inspirou a autora de Harry Potter é diferente de tudo que você já viu. Considerada uma das (se não a) livrarias mais bonitas do mundo, sua escadaria sinuosa toda talhada em madeira é a protagonista do local. Vale se perder lá dentro e comprar alguns livros em português de Portugal. 


Igreja do Carmo

Feche o dia visitando mais uma linda igreja com a fachada dos tradicionais azulejos portugueses. A fachada, toda em barroco e rococó, é tão linda que dá vontade de ficar apreciando por horas! O interior dessa igreja também é de uma beleza surpreendente. Vale a visita! 


Azenhas do Mar: um paraíso escondido, bem pertinho de Lisboa



Dia 2

Siga explorando o centro histórico do Porto. Salte na estação de metrô São Bento. Você estará pertinho da Avenida dos Aliados e da Torre dos Clérigos que já conheceu na véspera.


Estação São Bento

Um excelente local para começar o segundo dia. É dali que partem os trens do Porto para todo o país. O local é rápido de se visitar, mas vale a pena conhecer pelas lindas e imensas paredes desenhadas em azulejo. 

Conhecer a Estação São Bento é um programa imperdível

Igreja da Sé

A Catedral da Sé do Porto é uma das construções mais antigas da cidade. O interior é belíssimo, mas não deixe de visitar o Claustro e a Casa do Cabido, uma sala onde ficam expostos objetos de ouvesaria. Da praça em frente à igreja, contemple a bela vista da Ribeira. 

A Catedral da Sé é uma das igrejas mais antigas da cidade

Como é ir ao cinema em Portugal


Palácio da Bolsa

A caminhada do último ponto até o palácio é pouco maior, cerca de 800 metros. Mas você vai caminhar pelas ruelas tão características do Porto quem nem vai perceber. O prédio é um dos locais mais visitados do Norte de Portugal por abrigar diferentes estilos arquitetônicos e obras de arte. Destaque para o Salão Árabe com seus lindos afrescos nas paredes e no teto. 

Admire toda a beleza e imponência do Palácio da Bolsa

Igreja de São Francisco

O Jardim do Infante Dom Henrique fica em frente ao palácio. Você pode parar ali para descansar, fazer um piquenique ou apenas para apreciar a beleza das flores do lugar e seguir para a Igreja que fica logo ao lado. Essa obra barroca tem o interior todo revestido em ouro. Visite também as catacumbas e a Árvore de Jessé, uma das mais famosas esculturas de madeira do mundo.

A Igreja de São Francisco fica na Ribeira e tem sua fachada toda em estilo barroco

Cais da Ribeira

Você chegou ao coração da cidade. A Ribeira é sempre alegre, cheia de artistas de rua que chamam a atenção dos turistas. Passear por ali, parar nas lojinhas de suvenirs e comer uma francesinha (famoso sanduíche portugês) ou um bom bacalhau, é um passeio delicioso. 

Estudantes tocam para os turistas no cais da Ribeira

Se estiver com crianças... Vá ao World of Discoveries, um grande museu interativo/parque temático na Ribeira que conta a história dos navegadores portugueses de maneira divertida e lúdica. 

Dicas práticas para limpar sua casa quando você vai viver na Europa


Passeio de barco no Rio Douro

Muitas empresas oferecem passeios turísticos pelo Rio Douro. Se o dia estiver frio, desaconselho. O vento vai fazer você ficar o tempo inteiro dentro da cabine sem aproveitar muito as belezas do passeio. Neste caso, pegue logo um barco/taxi para o outro lado da margem, mais barato e bem rápido, e já saia em Vila Nova de Gaia para conhecer as caves de vinho de Porto. 

O passeio de barco pelo Rio Douro é um dos programas mais tradicionais no Porto

Ponte Dom Luís A mais famosa ponte que corta o Rio Douro une o Porto à Gaia. Se você atravessá-la por baixo vai sair na Ribeira de Gaia. Já se fizer outro roteiro e atravessá-la por cima, vai sair no Jardim do Morro, em frente ao Mosteiro da Serra do Pilar, outro lugar incrível de se conhecer. 

A Ponte Dom Luís vista do Mosteiro da Serra do Pilar, em Gaia

Dia 3 

Tire o dia para explorar a cidade que fica do outro lado da Ponte D. Luís. Em Vila Nova de Gaia você conhece as caves de vinho do Porto, o belíssimo Mosteiro da Serra do Pilar, entre outros lugares incríveis.


Confira o roteiro de Vila Nova de Gaia aqui!

A Capela do Senhor da Pedra, em Gupilhares, Vila Nova de Gaia


Dia 4

Separe o quarto dia para visitar locais que são mais distantes, o que te deixará com menos tempo para o deslocamento.

 

Palácio de Cristal

Uma visita deliciosa! Os jardins, lagos, as famílias de pavões que passeiam livremente entre os visitantes, as áreas de recreação para crianças, enfim, tudo é agradável e bem conservado. Além, claro, do palácio em si, que é uma cúpula construída em ferro e vidro e já abrigou grandes eventos da cidade. 

Um dos jardins e a incrível vista do Palácio de Cristal para a cidade do Porto

Veja a diferenças de preços de produtos em supermercados do Brasil e de Portugal


Parque da Cidade

Vale passar a tarde passeando por lá. O lugar é imenso, se trata do maior parque urbano de Portugal. Tem fontes, lagos, quadras esportivas, campo de futebol e grandes áreas verdes para repouso e brincadeiras. 


Se estiver com crianças...

Inclua no seu roteiro uma visita ao Sea Life, aquário que fica pertinho do Parque da Cidade, na orla de Matosinhos. São vários aquários com diversos animais marinhos e atividades de conscientização da importância da proteção dos mares e oceanos. Não se compara ao Oceanário de Lisboa, mas é uma opção muito divertida para os miúdos.



Dia 5

Vá um pouco mais para o Norte de Portugal conhecer a encantadora cidade de Braga. Há trens que partem da Estação São Bento e são baratinhos e rápidos. Há muito o que explorar nessa cidade incrível.


Veja o roteiro completo de Braga aqui!

Bom Jesus do Monte: uma das atrações da cidade de Braga




Dia 6

Aproveite o dia para conhecer a cidade que é chamada de Veneza de Portugal com seus lindos canais e passeios de barco.


Veja o roteiro completo de Aveiro aqui!

Um passeio de moliceiro pelos canais de Aveiro é obrigatório na visita à cidade

Agora, se tiver mais tempo para aproveitar no Norte de Portugal você pode conhecer Guimarães, Barcelos, Viseu e tantos outros locais que ficam pertinho do Porto, são lindos e cheios de beleza e cultura.


Um programão também é visitar uma vinícola na região do Vale do Douro, ver como acontece a produção e degustar um autêntico vinho do Porto. Enfim, são infinitas as maravilhas do Porto e seus arredores. Aproveite e se encante como nós!


Vai viajar? Oferecemos um cupom de desconto para quem precisa fazer seguro de viagem!

Aproveite!


Veja também:

Dicas de turismo em Lisboa: roteiros de 2 a 5 dias para você conhecer o melhor da cidade

Visita ao Santuário de Fátima: uma tarde de fé e devoção no coração de Portugal

Sobre nós
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone YouTube

Ana Beatriz - jornalista brasileira, 39 anos, mãe do Matheus e do Tomás, esposa do André, que se apaixonou por Portugal e se mudou de mala e cuia com a família para o Porto. 

André - fotógrafo brasileiro, 47 anos, pai do Pedro, do  Gabriel, do Matheus e do Tomás, marido da Bia, que embarcou junto nessa aventura e, assim como os portugueses, não dispensa um café com natas. 

Juntos, gerimos o Portuguiando, a Art22 Media e a André Furtado Photography

Aproveitamos esse espaço para compartilhar impressões, diferenças e similaridades culturais e dicas de turismo para brasileiros que pensam em se mudar para cá ou simplesmente querem conhecer mais sobre Portugal. 

 

Fale conosco: contato.portuguiando@gmail.com

 

Receba nossos informativos:

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com