• Portuguiando

Emprego em Portugal: veja dicas para você conseguir trabalhar por aqui

Atualizado: 2 de Ago de 2019


Muitos brasileiros têm dúvidas sobre a oferta de emprego em Portugal. Vou falar um pouco sobre o que tenho visto por aqui. Mais uma vez, ressalto que não levem nada como verdade absoluta! Tudo depende da área, experiência e expectativa de cada um, além da pretensão salarial e até mesmo da cidade na qual pretende viver. 



Oferta de emprego em Portugal


Sim, elas existem! Basta entrar em qualquer site de emprego de Portugal que você verá muita coisa disponível. Em sua grande maioria, para trabalhos que não necessitam de curso superior, como trabalhos em restaurantes, lojas, indústrias e comércio em geral, que pagam uma remuneração em torno do salário mínimo (600 euros em 2019). 


Há também ofertas de part-time e trabalhos freelancers nos quais você pode atuar remotamente. Esses costumam pagar pouco (uma base seria cerca de meio salário mínimo por 20 horas semanais). Podem ser boas opções para quem quer complementar a renda familiar. 


Em se tratando de emprego em Portugal com nível superior, pode ter certeza que não será muito fácil. A não ser que você trabalhe na área de TI, que tem muita vaga aberta, provavelmente você irá competir com um nativo, e aí precisará ter um diferencial para levar o emprego. Neste caso, os salários já começam a subir e você consegue encontrar coisas a partir de mil euros. 


Confira o preço do aluguel em Portugal, em 2018



Salários


Não se iluda! Portugal não é um país fácil para se enriquecer. Mas é ideal para buscar um trabalho que exige dedicação e paga uma remuneração com a qual você vive dignamente. De acordo com o INE (Instituto Nacional de Estatística), a remuneração média no país foi de aproximadamente 860 euros em 2018, mais ou menos um salário e meio.

 

Se quiser um cargo que te pague 3 ou 4 mil euros, talvez seja melhor procurar em outro país da Europa. Aqui dificilmente vai conseguir um salário alto, talvez em cargos executivos ou empreendendo em um negócio de ouro que renda bons frutos depois de alguns anos de investimento. Para se ter uma ideia, o presidente do país ganha um salário de 6.523 euros.


A vantagem é que Portugal é um dos países com menor custo de vida da Europa. Então, em geral, você consegue viver confortavelmente com um salário modesto. Conheça o custo de vida de uma família em Portugal.


Profissões em falta em Portugal


A boa notícia é que o desemprego em Portugal vem caindo. Com o fim da grande crise pela qual o país passou, surgiram novas vagas de emprego, principalmente nas seguintes áreas:


  • Segurança da informação

  • Tecnologia da informação

  • Construção civil

  • Garçom

  • Recursos humanos

  • Atendimento ao cliente

  • Turismo

  • Varejo


Equivalência de diploma


Está aí uma questão que pode ser um entrave para muita gente. Para validar seu diploma brasileiro em Portugal, você precisa buscar uma instituição de ensino daqui e apresentar toda a documentação da sua vida estudantil. Isso inclui histórico da escola e da faculdade, diploma, carga horária e programa do seu curso. 


Esse processo pode levar cerca de seis meses para ser finalizado e custar em torno de 450 euros. Você pode também ter que cursar aqui algumas matérias que são obrigatórias em Portugal. 


O consulado de Portugal em São Paula dá algumas dicas sobre esse processo. Confira aqui! 


Veja a diferenças de preços de produtos em supermercados do Brasil e de Portugal



Como buscar emprego em Portugal


Há muitos sites para se buscar emprego em Portugal. Eu gosto muito do Carga de Trabalhos. Outras opções são o Jooble, Indeed, Empregos Sapo e o Alerta Emprego.


O próprio Linkedin tem ofertas interessantes, vale acompanhar. Você também pode acessar sites das empresas que te interessam e buscar se há uma área chamada "Trabalhe Conosco", ou algo similar, na qual você pode cadastrar seu currículo.



Planejamento, sempre!


Por esses e outros motivos, nós reforçamos o conselho: venha sempre preparado para passar ao menos seis meses aqui sem trabalhar. Até porque em algumas cidades a autorização de residência está demorando para sair por causa do aumento da imigração. Você pode levar até 9 meses até conseguir fazer sua entrevista e dificilmente conseguirá um emprego em Portugal de maneira formal antes de obtê-la.


Planeje-se, venha com a mente aberta para explorar outras possibilidades e tenha perseverança.  Boa sorte na sua caminhada! :)


Como é morar em Lisboa? Assista ao vídeo!



Veja também:

Motivos que me levaram a sair do Brasil

Morar em Portugal: cinco passos para concretizar esse sonho

Por que eu adoro fazer compras nos supermercados de Portugal

Sobre nós
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone YouTube

Ana Beatriz - jornalista brasileira, 39 anos, mãe do Matheus e do Tomás, esposa do André, que se apaixonou por Portugal e se mudou de mala e cuia com a família para o Porto. 

André - fotógrafo brasileiro, 47 anos, pai do Pedro, do  Gabriel, do Matheus e do Tomás, marido da Bia, que embarcou junto nessa aventura e, assim como os portugueses, não dispensa um café com natas. 

Juntos, gerimos o Portuguiando, a Art22 Media e a André Furtado Photography

Aproveitamos esse espaço para compartilhar impressões, diferenças e similaridades culturais e dicas de turismo para brasileiros que pensam em se mudar para cá ou simplesmente querem conhecer mais sobre Portugal. 

 

Fale conosco: contato.portuguiando@gmail.com

 

Receba nossos informativos:

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com