• Portuguiando

Morar em Braga

Descubra tudo sobre como é morar em Braga, uma das maiores cidades do Norte de Portugal


Muitos imigrantes estão buscando cidades grandes, mas que fujam um pouco de Lisboa e Porto, onde o custo de vida é mais alto. Por isso, morar em Braga tem sido uma escolha recorrente para quem busca uma cidade em Portugal. Conheça um pouco mais sobre os encantos dessa cidade do Norte português. 


Para início de conversa vale saber que a cidade, que fica na região do Minho, foi eleita a Capital Europeia da Juventude, em 2012. É também um dos principais destinos de turismo religioso em Portugal, por causa de suas igrejas e santuários históricos.


Morar fora do Brasil: veja como planejar a sua mudança


Melhores freguesias para se morar em Braga


Há as freguesias perto da zona histórico, a zona central, mais movimentados, multiculturais, cheios de turismo que são São João do Souto, Maximinos, Cividade e Sé.


Existem também aquelas que são mais buscadas pelos estudantes, perto da Universidade do Minho, que são as freguesias de São Vítor e Gualtar.


Já Lamaçães e Vila Verde são freguesias mais residenciais, retiradas do centro, locais mais calmos, mas apesar disso têm infraestrutura completa com excelentes apoios a nível de comércio, saúde e escolas. 


Você também pode se interessar por: Como é morar em Vila Nova de Gaia


Como é o clima em Braga


A cidade fica ao Norte de Portugal, então é mais frio no inverno. Por outro lado ela fica localizada mais para o interior, portanto também é mais quente no verão. Ou seja, você irá viver nos extremos. Muito frio no inverno e muito calor no verão! Para se ter uma ideia, já até caiu neve em Braga, há muito tempo atrás. 


Verão em Portugal: como aproveitar a estação do ano mais quente e esperada


Infraestrutura da cidade


Não há metrô em Braga, os trens (comboios) são apenas inter-municipais, para ligar Braga a outras cidades do país. Ainda assim, há uma vasta malha de ônibus (autocarro) que fazem as ligações das principais freguesias. 


Mesmo nos bairros (freguesias) mais residenciais, você tem ampla oferta de escolas, hospitais, shoppings e centros comerciais. Portanto, independentemente do local que escolher para viver, vai estar bem servido se infraestrutura. 


Em Braga fica também a faculdade do Minho, uma instituição de ensino muito tradicional e buscada por estudantes do país inteiro. 


Como é morar em Lisboa



Custo de vida para se morar em Braga


Em relação ao Porto, o custo de vida é menor, principalmente, por causa do valor de aluguel (arrendamento) e compra de imóveis. Mas não se iluda! Como não há muita oferta, o fato é que o aluguel está mais caro em todo o país e isso se reflete lá também. 


Ainda assim, você consegue achar um T3 para aluguel em Braga em torno de 500 euros, coisa que no Porto já é praticamente impossível. Talvez um apartamento em semelhante condição sairia ao menos por 800 euros no Porto. Para se ter uma ideia, a média do valor do metro quadrado em Braga - em 2018 - para aluguel é de 3,79.


Como há lá muitos estudantes, é comum que eles aluguem um apartamento e dividam os custos entre 2 ou 3 pessoas. O que diminui consideravelmente o custo de vida. 


Tudo que você precisa saber sobre imóveis em Portugal


No quesito compra, aí sim, sai mais barato do que no Porto. É possível comprar um T2 novo, em excelente estado, arquitetura moderna, por cerca de 120 mil euros. Coisa que no Porto não sairia por menos de 150, 160 mil euros. 


Em se tratando do custo de vida geral, é possível uma família de 3 pessoas viver com cerca de 1500 a 1700 euros se conseguir pagar um arrendamento modesto.


Turismo


Uma visita ao Santuário de Bom Jesus do Monte é um programa imperdível para quem vai a Braga! O lugar é lindo e fica no alto de uma colina de onde você tem uma vista privilegiada para a cidade. Perto dali, o Santuário do Sameiro também tem seus encantos e vale a visita.


Braga - um dia para conhecer suas maravilhas


Já no Centro Histórico de Braga conheça a esplendorosa Sé de Braga, os Jardins de Santa Bárbara, passeie pelas ruelas cheias de café e passe pelo Arco da Porta Nova. 

Não deixe de conhecer também a Praça da República que é o coração da cidade com seu enorme chafariz e restaurantes aconchegantes. 


Vai viajar? Aproveite o código promocional do Portuguiando na compra do seguro viagem


Veja também:

Guimarães - roteiro de um dia para conhecer o berço de Portugal

Como é morar em Setúbal

Sobre nós
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone YouTube

Ana Beatriz - jornalista brasileira, 37 anos, mãe do Matheus, esposa do André, que se apaixonou por Portugal e se mudou de mala e cuia com a família para o Porto. 

André - fotógrafo brasileiro, 45 anos, pai do Pedro, do  Gabriel e do Matheus, marido da Bia, que embarcou junto nessa aventura e, assim como os portugueses, não dispensa um café com natas. 

Juntos, gerimos o Portuguiando e a André Furtado Photography

Aproveitamos esse espaço para compartilhar impressões, diferenças e similaridades culturais e dicas de turismo para brasileiros que pensam em se mudar para cá ou simplesmente querem conhecer mais sobre Portugal. 

 

Fale conosco: contato.portuguiando@gmail.com

 

Receba nossos informativos:

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com