• Portuguiando

Morar em Lisboa (2019)

Atualizado: 13 de Fev de 2019

O custo de vida está nas alturas, mas quem pode pagar jura que o charme da principal cidade portuguesa compensa! Lisboa tem as melhores oportunidades de emprego do país, um clima ameno, ótima rede de transporte, muitas opções culturais e turísticas e gente do mundo inteiro misturada em um caldeirão de culturas! E por esses motivos, todo mundo que pensa em vir para Portugal pensa logo em morar em Lisboa.


Morar em Lisboa - tudo que você precisa saber


Aluguel

Mas agora vamos falar um pouco sobre o outro lado da cidade. A alta procura de turistas, fez com que muitas das habitações entrassem no esquema de dormitórios para aluguel por noite ou temporada. Isso fez com que a oferta para aluguel por longo prazo diminuísse, e com a diminuição de oferta, os preços dispararam.


Por isso, se pretende viver em Lisboa, se prepare para pagar o aluguel mais caro do país. O valor médio do metro quadrado para aluguel em Lisboa em 2018 estava girando em torno de 9,62 euros. Nas áreas mais valorizadas da cidade chegou até a 11,70 euros, o valor mais alto do país.


Se você pensar que no Porto, segunda maior cidade do país, o valor ficava em 6,77 em média, já dá para notar o quão mais caro a cidade é em relação ao restante do país.


Consultoria de imigração para Portugal: quando elas são úteis e como escolher?


Turismo

Além disso, como Lisboa virou a cidade queridinha da Europa, vive lotada de turistas. A depender do bairro em que você viver, até uma ida à padaria será cercada de pessoas por todos os lados.


Principalmente nos locais mais badalados, como Chiado, Príncipe Real, Bairro Alto, Baixa... quem opta por morar em Lisboa, nessas áreas, precisa se acostumar com a quantidade de turista que circula diariamente ou vai viver constantemente irritado.


Ainda assim, é o local preferido dos imigrantes. O charme da cidade é arrebatador. Moderna, cosmopolita e cheia de referências culturais que conquistaram turistas do mundo inteiro, Lisboa tem seu encanto e envolve qualquer pessoa que visita a cidade.

Dicas de turismo em Lisboa: roteiros de 2 a 5 dias para você conhecer o melhor da cidade


Emprego

Não se pode negar que é em Lisboa que estão as principais oportunidade de emprego de Portugal. Esse é um dos principais motivos da cidade atrair um número alto de imigrantes.


O mercado de turismo e hotelaria está muito aquecido. Há também muitas empresas portuguesas que prestam serviço para outros países da Europa. E empresas europeias que estão com escritórios abertos por lá.


Por oferecer um serviço barato em relação aos países vizinhos, Portugal acabou virando uma excelente opção para produtoras, por exemplo, que têm clientes na Europa inteira e, por isso, precisam de mão de obra constante.


Veja a nossa playlist sobre imóveis em Portugal


Infraestrutura

Se tem algo que você não precisa se preocupar ao escolher morar em Lisboa é com a infraestrutura. A cidade oferece uma excelente rede de transporte que liga todas as regiões.


Ali também fica o principal e mais movimentado aeroporto de Portugal. Além disso, as principais freguesias têm escolas, hospitais públicos, shoppings, centros comerciais, parques e muitas áreas verdes.


Já vida cultural é incomparável em relação à qualquer outra cidade de Portugal. Em Lisboa há uma efervescência de novos artistas, influencias mundiais e muita criatividade.


Morar em Lisboa: opções mais baratas nos arredores


Se você está convencido de que quer viver em Lisboa, mas não gostaria de pagar tão alto por um imóvel, há opções de cidades muito próximas, das quais você consegue estar no centro de Lisboa em menos de uma hora.


É o caso de Mafra ou Ericeira, na margem Norte, e Montijo ou Setúbal, na margem Sul. São chamadas de cidades-dormitório, pois há muita gente que vive ali e paga praticamente a metade do que teria que desembolsar por um imóvel e ainda assim trabalha e se diverte em Lisboa.


Confira o preço do aluguel em Portugal


Quer saber mais sobre como é viver em Lisboa? Assista ao vídeo do Canal Portuguiando:



Seja para morar ou para passear, Lisboa é uma cidade incrível, cheia de encantos e atrativos para jovens, casais, idosos e famílias completas.


Vai viajar? Aproveite o código promocional do Portuguiando na compra do seguro viagem


Veja também:

Emprego em Portugal: veja dicas para você conseguir trabalhar por aqui

Custo de vida em Portugal: sabia quanto gasta mensalmente uma família de três pessoas

Roteiro de uma tarde em Belém, o bairro símbolo de Lisboa

Sobre nós
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone YouTube

Ana Beatriz - jornalista brasileira, 39 anos, mãe do Matheus e do Tomás, esposa do André, que se apaixonou por Portugal e se mudou de mala e cuia com a família para o Porto. 

André - fotógrafo brasileiro, 47 anos, pai do Pedro, do  Gabriel, do Matheus e do Tomás, marido da Bia, que embarcou junto nessa aventura e, assim como os portugueses, não dispensa um café com natas. 

Juntos, gerimos o Portuguiando, a Art22 Media e a André Furtado Photography

Aproveitamos esse espaço para compartilhar impressões, diferenças e similaridades culturais e dicas de turismo para brasileiros que pensam em se mudar para cá ou simplesmente querem conhecer mais sobre Portugal. 

 

Fale conosco: contato.portuguiando@gmail.com

 

Receba nossos informativos:

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com