• Portuguiando

Morar em Vila Nova de Gaia

Atualizado: 4 de Fev de 2019


Você pensa em morar no Porto mas não quer pagar quase mil euros pelo aluguel de um apartamento de um quarto por lá? Pois há muita gente passando pelo mesmo problema. E a solução que muitos encontram é buscar as cidades nos arredores, muitas ainda no distrito do Porto. Neste caso, uma das grandes preferências é morar em Vila Nova de Gaia, uma charmosa cidade vizinha ao Porto.


Como é morar em Vila Nova de Gaia?

Assim como Matosinhos, Maia, Vila do Conde e Póvoa de Varzim estão perto do Porto, Gaia não só está perto, mas é colada ao Porto, separada apenas pelo Rio Douro. O que significa que você consegue chegar do centro de uma cidade ao centro da outra em cerca de 10 minutos de carro ou transporte público.


Vai viajar? Aproveite o código promocional do Portuguiando na compra do seguro viagem

A cidade de Vila Nova de Gaia, às margens do Rio Douro

Transporte público em Vila Nova de Gaia


Aliás, Gaia é muito bem servida no quesito transporte: há várias estações de metrô interligadas ao metrô do Porto e mais duas serão criadas a partir de 2019. Há também duas estações de comboio, o trem, com conexões para linhas que levam ao país inteiro. Além disso a cidade dispõe e muitas linhas de ônibus.


Vila Nova de Gaia tem cerca de 300 mil habitantes e é toda costurada por grandes rodovias. Por isso o rápido acesso de carro ao Porto e outras localidades próximas como Matosinhos e Aveiro. A cidade também já dispõe do serviço de Uber e há muitos deles circulando pelas principais vias.



Empregos em Vila Nova de Gaia


Basta um passeio por um dos shoppings da cidade que você verá várias ofertas de emprego em lojas e restaurantes. Por aqui também há muitos salões de beleza que frequentemente precisam de manicures e cabeleireiros.


Além de muito comércio, Gaia também tem uma área grande de indústrias, algumas agências de publicidade, muitas academias, escolas e hospitais.


Muitos imigrantes que se instalaram aqui optam em trabalhar como motoristas de Uber. Outra saída buscada por muitas mulheres é trabalhar limpando casas, já que aqui você pode cobrar por hora e faturar 6 reais por hora trabalhada.


Quer saber mais sobre trabalhar em Portugal? Confira: Emprego em Portugal: veja dicas para você conseguir trabalhar por aqui


Imóveis em Vila Nova de Gaia


Melhores freguesias de Vila Nova de Gaia


Com o aumento na procura por imóveis nos arredores do Porto, Gaia tem vivido um crescimento nos preços. Como já falamos, muitos imigrantes estão querendo morar em Vila Nova de Gaia e isso faz com que os valores subam e a oferta diminua.


A cidade tem bairros – aqui são chamados de freguesias – muito valorizados na linha do metrô, como Mafamude, Vilar do Paraíso e Santa Marinha, assim como na orla, como Canidelo, Valadares e Miramar. Já nos arredores da cidade, entre uma coisa e outra, há outras opções mais baratas como Oliveira do Douro, Canelas e Vilar do Andorinho. Freguesias muito boas também, mas sem a facilidade do metro. Já mais afastados, nas proximidades de Aveiro, o preço diminui ainda mais, como nas freguesias de Sandim e Grijó.


Valor dos imóveis em Vila Nova de Gaia


Para aluguel, ou arrendamento – como se chama aqui – é possível encontrar imóveis de um quarto (T1) por 500 ou 600 euros junto à linha do metrô. Já dois quartos (T2) sobem para 700 a 900 nessa localização. Se buscar em freguesias mais afastadas, conseguirá melhores condições.


Para comprar, nas freguesias periféricas você encontrará T1 entre 70 e 90 mil. Nas áreas mais valorizadas, eles estão entre 100 e 120 mil euros. Se quiser um T2, irá ver imóveis entre 80 e 100 mil, podendo chegar a 130, 140 mil em freguesias mais valorizadas.


Você também pode se interessar por: Confira o preço do aluguel em Portugal, em 2018


Assista ao vídeo e veja tudo que você precisa saber sobre imóveis em Vila Nova de Gaia:


Lazer para a família em Vila Nova de Gaia


Se você optar por morar em Vila Nova de Gaia, estará muito bem servido de espaços públicos para passar momentos agradáveis ao lado da sua família.


Há o charmoso Parque da Lavandeira com brinquedos e uma excelente área verde, o Parque Biológico – uma reserva florestal com fauna e flora incríveis, o zoológico Santo Inácio, a Quinta Pedagógica de Canelas, onde as crianças podem alimentar os animais e passear à cavalo.


Além disso, há muitas praças e áreas públicas muito atrativas, como ao fim da orla de Gupilhares, em frente à famosa Capela de Senhor da Pedra, onde há quadras, brinquedos e fontes de água onde as crianças se divertem e podem andar de bicicleta e patinete com tranquilidade.


Capela de Senhor da Pedra

Durante a primavera e o verão, há sempre festividades e atrações gratuitas nas ruas e parques de Vila Nova de Gaia. Além disso, os shoppings e centros empresariais abrigam sempre áreas de brinquedos e parquinhos para distrair os miúdos nos meses de inverno.


Descubra o custo de vida de uma família de três pessoas em Portugal


O que fazer com crianças em Vila Nova de Gaia. Assista!



Turismo em Vila Nova de Gaia


Para quem vem passear no Norte do país, uma ótima escolha é parar em Vila Nova de Gaia para fazer algum turismo. Não deixe de conhecer a Capela do Senhor da Pedra, que já falamos acima. Além dela, na Ribeira do Porto, você pode atravessar a Ponte Dom Luís e conhecer o Mosteiro da Serra do Pilar, prédio de arquitetura única que foi eleito Patrimônio Mundial da Unesco.


Mosteiro da Serra do Pilar

Em frente, há o Jardim do Morro, um agradável lugar para descansar e contemplar a linda vista da Ribeira. Em seguida você pode embarcar no Teleférico de Gaia que te levará para as margens do Douro, onde você poderá visitar as famosas caves de vinho do Porto e fazer degustações.


O que fazer em Vila Nova de Gaia? Conheça os principais pontos turísticos da cidade


Como é viver em Vila Nova de Gaia


Eu e minha família fazemos parte dos brasileiros que escolheram morar em Vila Nova de Gaia nos últimos anos. E posso dizer, com segurança, que viver em Vila Nova de Gaia nos proporciona aproveitar os benefícios de estar perto de uma cidade grande, e ainda assim aproveitar os ares de uma cidade pequena.


Eu, particularmente, amo morar em Vila Nova de Gaia! Apesar de estar muito próxima do Porto, ouço galos cantando de manhã na minha vizinhança, passeio pelas ruas e sempre vejo as hortas e plantações que são comuns de existirem nos quintais por aqui.


Além de ser uma cidade muito segura e tranquila para se criar crianças, vemos também muitos idosos na rua. Eles andam para todos os lados com suas bengalinhas, sozinhos e independentes.


Portanto, se optar por morar em Vila Nova de Gaia tenha a certeza que estará escolhendo uma cidade muito acolhedora, um grande centro urbano, ainda assim resguardado de todo agito de uma grande cidade.


Veja mais sobre como é viver em Vila Nova de Gaia:


Custo de vida em Vila Nova de Gaia


Se você quer saber um pouco mais sobre o custo de vida em Vila Nova de Gaia, confira o vídeo que fizemos sobre o assunto:


Veja também:

Escolas em Portugal: tudo que uma mãe brasileira precisa saber

Seis curiosidades sobre as casas e apartamentos em Portugal

Veja a diferenças de preços de produtos em supermercados do Brasil e de Portugal

Sobre nós
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone YouTube

Ana Beatriz - jornalista brasileira, 39 anos, mãe do Matheus e do Tomás, esposa do André, que se apaixonou por Portugal e se mudou de mala e cuia com a família para o Porto. 

André - fotógrafo brasileiro, 47 anos, pai do Pedro, do  Gabriel, do Matheus e do Tomás, marido da Bia, que embarcou junto nessa aventura e, assim como os portugueses, não dispensa um café com natas. 

Juntos, gerimos o Portuguiando, a Art22 Media e a André Furtado Photography

Aproveitamos esse espaço para compartilhar impressões, diferenças e similaridades culturais e dicas de turismo para brasileiros que pensam em se mudar para cá ou simplesmente querem conhecer mais sobre Portugal. 

 

Fale conosco: contato.portuguiando@gmail.com

 

Receba nossos informativos:

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com