• Portuguiando

Morar fora do Brasil: veja como planejar a sua mudança

Atualizado: 20 de Nov de 2018

Montamos um checklist para te ajudar a realizar todo o planejamento da sua saída do país


São inúmeros os passos e decisões para quem está indo morar fora do Brasil. Em geral, se deixarmos tudo pra cima da hora, acabamos nos esquecendo de alguma coisa. E aí, já viu a dor de cabeça pra resolver as pendências na correria... 


Por isso, preparamos um checklist baseado na nossa experiência pra te ajudar a organizar a sua mudança e não esquecer de nada. Afinal, você está finalizando a vida toda que tinha em um país, pra começar do zero em outro. Sem planejamento, aumentam as chances de muita coisa dar errado. 



Baseamos nossas dicas em relação à mudança do Brasil para Portugal, mas a maioria das dicas vale para qualquer pessoa que vai morar fora do Brasil!

Veja a diferenças de preços de produtos em supermercados do Brasil e de Portugal


Até 6 meses antes da partida Ver visto ou cidadania - se você já tem a cidadania, ótimo. Mas se ainda vai pedir, se prepare para encarar um processo longo. Às vezes, pode demorar até mais do que 6 meses . Tudo depende do consulado da sua cidade, da quantidade de procura, da época do ano... a mesma coisa vale para o visto. Não se preocupe de tirá-lo com antecedência. Quando você for buscá-lo no Consulado de Portugal, irão te perguntar a data da sua viagem e colocar o visto para começar a valer um dia antes. 

Atualizar calendário de vacinação dos filhos - cheque quais são as vacinas que seu filho ainda precisa tomar e vá dando uma por mês para não sobrecarregar o sistema imunológico da criança. Por isso vale começar bem antes. 

Preparar animais de estimação - todo o processo de vacinação, microchipagem e sorologia do animal de estimação leva, no mínimo, 120 dias. Para garantir, comece com seis meses de antecedência. 


Veja como levar animal de estimação para Portugal

Atualizar programa de milhagem - se você pretende comprar a sua passagem com milhas, já faça a a migração de milhagens do seu cartão de crédito ou de outros afiliados para o programa que irá usar na compra da passagem.

Custo de vida em Portugal: sabia quanto gasta mensalmente uma família de três pessoas



Até 3 meses antes da partida

Fazer uma limpa nas suas roupas - doe ou venda todas as roupas que você usa pouco. Fique apenas com as coisas que mais usa. Não precisa fazer isso de uma vez, mas vale já ir começando a exercitar o desapego. 


Vender alguns móveis e pertences - se você deixar para se desfazer da casa inteira no último mês, vai enlouquecer. Vá vendendo ou doando aos poucos as coisas que usa menos. Faça um preço convidativo e anuncie na internet ou ofereça para os amigos mais próximos.

Marcar médicos e dentista - faça um check up completo para toda a família. Não deixe para marcar muito perto da viagem, afinal o médico pode pedir alguns exames, marcar um retorno. Dentista também é garantir logo no Brasil, já que em Portugal esse serviço não é dos mais baratos. 


Comprar a sua passagem - se ainda não tiver comprado, essa é a hora de comprá-la. Com dois meses de antecedência, os preços irão começar a subir e você acabará pagando mais caro por ela. 

Cinco hábitos que o brasileiro adquire quando vive em Portugal



Até 2 meses antes da partida

Vá separando a documentação necessária - crie uma pasta para ir guardando todos os documentos que terá que levar. Assim, com tudo em um só lugar, fica mais fácil de encontrar.


Veja a documentação de estudo - se você pretender fazer a equivalência do seu diploma, precisará de uma série de documentos, como histórico escolar e diploma escolar com firma reconhecida, histórico e diploma da faculdade com firma reconhecida, além do plano de ensino, disciplinas cursadas, entre outras coisas que variam de acordo com o que você cursou e a instituição de ensino em que fará a equivalência. Isso leva algum tempo, por isso, não deixe para a última hora. 

Valide sua documentação - há muitos documentos que precisam de reconhecimento de firma e apostila de Haia. Por isso, adiante logo isso, até porque não é um processo barato. 

Comece a pesquisar imóveis - entre nos principais sites de busca de imóveis em Portuga, como Imovirtual e Idealista, e comece a buscar o que te interessa. Mesmo que você só vá alugar ou comprar depois de chegar em Portugal, vale ir conhecendo a média de valor dos imóveis e localizações. Se possível, contate um corretor de imóveis de confiança para ajudá-lo nesse processo. 


Alerta! Cuidado para não cair no golpe do arrendamento em Portugal


Anuncie o seu imóvel para venda ou aluguel - não se aluga ou vende um imóvel de uma hora para a outra. O processo todo leva ao menos um mês, em média. Se você tiver algum lugar para ficar nas últimas semanas, como a casa de um parente, vale adiantar logo isso enquanto você ainda está no Brasil. 


Confira o preço do aluguel em Portugal, em 2018



Até 1 mês antes da partida

Defina a hospedagem para sua chegada - se você ainda não reservou hotel ou alugou uma moradia, já está na hora de ver isso. O ideal é você fechar um apartamento provisório em sites como Airbnb, por um mês pelo menos, para fazer a busca definitiva quando já estiver em Portugal. 


Tire o PB4 - esse documento é válido por um ano e te permite ser atendido em hospitais públicos de Portugal sem ter que pagar como um turista, até a sua situação ser regularizada e você ter o seu número do utente. Atenção para não gastar dinheiro à toa: O PB4 não precisa ser apostilado nem ter a firma reconhecida. 


Venda suas roupas e móveis - anuncie seus móveis e roupas na internet para vender tudo ao longo do próximo mês. Vá se desfazendo das coisas menos essenciais, como roupas de festa, mesa, liquidificador e deixe para mais perto coisas essenciais, como sofá e televisão. Em alguns casos, você pode até amarrar a venda e combinar a entrega para mais perto da sua partida.  


Aviso prévio - se ainda não fez, chegou a hora de você avisar no seu trabalho sobre a sua partida. Avalie se vale fazer isso até antes. Indico que você pare de trabalhar ao menos com duas semanas de antecedência da sua viagem para conseguir resolver as pendências finais. Caso você tenha funcionários, como empregada ou babá, você também deve entregar o aviso prévio deles. 


Anuncie o seu carro - coloque seu carro à venda por um preço que não seja tão baixo e vá diminuindo o valor, semana a semana, se necessário. Quando vender, tente combinar a entrega para o mais próximo possível da sua viagem. Há compradores que topam esperar alguns dias. 

Tudo que você precisa saber para comprar um carro em Portugal



Até 3 semanas antes da partida


Compre euros - pesquise em diferentes casas de câmbio e fique de olho no cenário político e econômico do país para não ser pego de surpresa com uma alta repentina. O ideal é ir comprando aos poucos até a data da sua viagem. 


Altere endereços de correspondência - se você não for manter seu imóvel, transfira suas correspondências para a casa de um parente ou amigo de confiança que possa te avisar caso chegue algo importante, como uma multa, por exemplo. 

Defina um seguro no exterior - se você ainda não fez um seguro de viagem, faça ao menos para o período em que ainda estiver regularizando a sua documentação em Portugal. Faça uma busca em plataformas de busca como a Seguro Promo e escolha a melhor opção para você e sua família.


Vai viajar? Aproveite o código promocional do Portuguiando na compra do seguro viagem



Até 2 semanas antes da partida


Prepare procurações - se ainda tiver assuntos a resolver no Brasil, prepare uma procuração para alguém de confiança te representar. Pode ser uma específica, apenas para a representação junto a uma empresa ou banco, ou uma geral que servirá para qualquer necessidade. 


Faça um bazar para vender o que ainda restou - convide todo mundo que você conhece, prepare uns petiscos e coloque o que ainda sobrou de roupas e móveis para vender bem baratinho. Também será uma oportunidade de você se despedir de algumas pessoas queridas. Se possível, combine de entregar o essencial mais perto da sua partida.


 Regularize sua situação no banco - tire contas do débito automático, cancele serviços que não vá mais usar, feche contas bancárias desnecessárias e avise ao seu gerente sobre a sua mudança. Pegue o endereço de e-mail dele e dê o seu para qualquer eventualidade. 

Separe as malas e cheque se todas funcionam bem - faça uma boa limpeza nas suas malas e cheque se os fechos estão funcionando bem. Compre cadeados, plástico filme para protegê-las e sacos de edredom à vácuo para otimizar o espaço.


 Dicas práticas para limpar sua casa quando você vai viver na Europa



Até 1 semana antes da partida

Compre os remédios mais usados - monte uma pequena necessaire com os remédios que mais usa, já que há muitos que não vendem em Portugal, como novalgina, torsilax e resfenol.

Habilite cartão de crédito para uso internacional - geralmente você pode fazer isso pelo aplicativo do seu banco e renovar a utilização internacional anualmente. Coloque um alarme no seu celular para fazer a renovação depois de 12 meses. Vale ter, mas apenas para deixá-lo como um backup. Se você seguir usando o cartão do Brasil no exterior, vai pagará uma grana preta de IOF.


Organize toda a documentação - arrume a sua pasta de documento, com envelopes nomeados e separados por categorias: aqueles que você precisará durante a ida, outro com documentos gerais e um terceiro com documentos de saúde, como últimos exames e carteiras de vacinação. Assim ficará mais fácil de você se achá-los quando necessário.  

Cancele a  conta do celular - você pode alterar a sua conta de celular e ficar só com o número pré-pago. Assim você pode continuar usando o WhatsApp em Portugal, até ter o número e conta definitivas para efetuar a troca. 

Emprego em Portugal: veja dicas para você conseguir trabalhar por aqui


Veja também: Quatro motivos que me levaram a sair do Brasil

Como é morar em Lisboa em 2018

Sobre nós
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone YouTube

Ana Beatriz - jornalista brasileira, 39 anos, mãe do Matheus e do Tomás, esposa do André, que se apaixonou por Portugal e se mudou de mala e cuia com a família para o Porto. 

André - fotógrafo brasileiro, 47 anos, pai do Pedro, do  Gabriel, do Matheus e do Tomás, marido da Bia, que embarcou junto nessa aventura e, assim como os portugueses, não dispensa um café com natas. 

Juntos, gerimos o Portuguiando, a Art22 Media e a André Furtado Photography

Aproveitamos esse espaço para compartilhar impressões, diferenças e similaridades culturais e dicas de turismo para brasileiros que pensam em se mudar para cá ou simplesmente querem conhecer mais sobre Portugal. 

 

Fale conosco: contato.portuguiando@gmail.com

 

Receba nossos informativos:

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com