• Portuguiando

O que fazer em Aveiro: dicas para um dia de turismo

Atualizado: Set 2

Conheça essa charmosa cidade litorânea que é conhecida como a Veneza de Portugal


A 75 quilômetros do Porto, cerca de 1 hora de distância, fica a cidade de Aveiro, conhecida como a Veneza de Portugal por seus inúmeros canais e pelos moliceiros que passeiam por eles, embarcações semelhantes às gôndolas venezianas.


A gastronomia também é um ponto de destaque na cidade. Por isso, se você tem um dia livre no Porto, corra para Aveiro e aproveite as delícias dessa cidade encantadora.


Vai viajar? Aproveite o código promocional do Portuguiando na compra do seguro viagem


Os canais de Aveiro deram à cidade o título de a Veneza de Portugal


Como chegar em Aveiro


A melhor maneira é pegar um trem na Estação São Bento no Porto. Há assentos com valores a partir de 3,50 e duração de 1h10min de viagem. Os mais rápidos levam 49 minutos e custam 20 euros na primeira classe. 


Há trens partindo ao longo de todo o dia com intervalos que variam entre 10 e 35 minutos. 

Se estiver de carro, basta pegar a rodovia A1 e seguir as placas que indicam para Aveiro. Em 50 minutos você chegará ao centro da cidade.  


Guimarães - roteiro de um dia para conhecer o berço de Portugal


O que fazer em Aveiro

Passeio de Moliceiro

Ao chegar na estação, caminhe cerca de 15 minutos conhecendo a cidade até chegar ao Canal Central. Lá há inúmeras empresas que oferecem o passeio de moliceiro ou de barcas. Há alguns que oferece, inclusive, degustação grátis dos doces de ovos moles de Aveiro durante o passeio. 


Os tradicionais moliceiros levam os turistas a conhecer a cidade por outros ângulos

O passeio de moliceiro é uma atração obrigatória para quem visita Aveiro

Em cerca de 45 minutos você irá conhecer uma parte da cidade pelos canais, passar embaixo de pontes, avistar prédios históricos e apreciar as belas construções da cidade. O valor por pessoa gira em torno de 10 euros. 


Braga - um dia para conhecer suas maravilhas


Almoce em um dos inúmeros restaurantes nas charmosas ruleas em torno. Depois do passeio você pode ir andando até o próximo ponto:


Museu de Aveiro

Imperdível! Só fui conhecer na minha segunda visita à cidade e fiquei impressionada. Ele é pequeno, tem dois andares, no segundo você verá as exposições. No primeiro piso fica o que mais me encantou. O imponente túmulo da princesa Joana e a Igreja de Jesus, de estilo gótico, toda talhada em tons dourados com uma beleza de encher os olhos.


O valor do ingresso para conhecer o museu é de apenas 2 euros. 


Palácio de Queluz – uma visita ao berço da história luso-brasileira


O túmulo da princesa Joana tem lugar de destaque no Museu de Aveiro

A Igreja de Jesus é toda trabalhada em dourado no estilo gótico

Igreja da Sé

A alguns passos do museu está a Igreja de São Domingo de Aveiro, erguida no século XV. Vale uma rápida visita. No interior, as capelas são decoradas em talha pedra e azuleijos. 


Ela fica aberta para visitação das 9h às 19h e a entrada é gratuita. Em seguida, aproveite o entardecer para conhecer a orla da cidade!


Roteiro para um dia em Sintra, Lisboa


Praia da Costa Nova

O que essa praia tem de mais encantador não está na areia nem no mar. São as casinhas listradas pelas quais você passa na orla. Elas parecem casas de bonecas, mas algumas são verdadeiras mansões. 


Ainda assim, a Praia da Costa Nova é, para mim, um dos melhores locais para se pegar um bom bronze no Norte. Areias finas, mar sem muitas ondas e sem pedras. Só a água, como em toda costa ao Norte de Portugal, é bem gelada. 


Acompanhe a nossa playlist sobre turismo em Portugal


A orla da praia da Costa Nova é toda tomada por construções com decoração listrada

A praia da Costa Nova é um local muito agradável para se tomar sol em um dia de verão

Roadtrip de Lisboa a Porto? Veja o roteiro completo!



Melhor época do ano para visitar Aveiro


Aveiro é uma cidade litorânea, por isso, é inegável que no verão ela fica mais alegre e iluminada. Se não fizer questão de ir à praia, pode visitar Aveiro em qualquer época do ano.


Mas o ideal é que seja em um dia de sol para que as belezas da cidade fiquem ainda mais ressaltadas. 


Seis meses em Portugal - um balanço do início dessa nova jornada


Gastronomia típica de Aveiro


Aveiro é conhecida pela sua tradição de doces de ovos moles, uma creme que recheia vários doces feitos de gema e açúcar. A cada esquina você encontrará uma confeitaria repleta de doces de dar água na boca.


Tipos de vistos para viver em Portugal


Explore a cidade de bicicleta gratuitamente


Aveiro dispõe das chamadas Bugas (bicicletas de utilização gratuita de Aveiro) que você pode pegar para conhecer a cidade. Para isso, basta passar na loja junto ao Mercado Manuel Firmino e deixar lum documento de identificação como garantia.  Veja mais aqui!


Veja também:

O que fazer em Vila Nova de Gaia: uma tarde para conhecer lugares incríveis da cidade

Roteiro de uma tarde em Belém, o bairro símbolo de Lisboa


Sobre nós
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone YouTube

Ana Beatriz - jornalista brasileira, 39 anos, mãe do Matheus e do Tomás, esposa do André, que se apaixonou por Portugal e se mudou de mala e cuia com a família para o Porto. 

André - fotógrafo brasileiro, 47 anos, pai do Pedro, do  Gabriel, do Matheus e do Tomás, marido da Bia, que embarcou junto nessa aventura e, assim como os portugueses, não dispensa um café com natas. 

Juntos, gerimos o Portuguiando, a Art22 Media e a André Furtado Photography

Aproveitamos esse espaço para compartilhar impressões, diferenças e similaridades culturais e dicas de turismo para brasileiros que pensam em se mudar para cá ou simplesmente querem conhecer mais sobre Portugal. 

 

Fale conosco: contato.portuguiando@gmail.com

 

Receba nossos informativos:

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com