• Portuguiando

O que fazer em Vila Nova de Gaia

Atualizado: Set 2


O que fazer em Vila Nova de Gaia? A cidade que escolhemos para viver fica coladinha ao Porto e apesar de ter um grande cento urbano, ainda respira ares da vida interiorana. Se você quer fazer passeios turísticos, irá conhecer alguns lugares incríveis.


Capela do Senhor da Pedra, na praia de Miramar

Vale você tirar ao menos uma tarde para conhecer os principais pontos turísticos de Vila Nova de Gaia. Vamos citar aqui os principais locais que serão suficientes para dar um gostinho de todo charme que você encontrará ao atravessar a ponte. 


Vai viajar? Aproveite o código promocional do Portuguiando na compra do seguro viagem


O que fazer em Vila Nova de Gaia:


Mosteiro da Serra do Pilar

Da Ribeira, no Porto, atravesse a ponte Dom Luís e você sairá em frente a esse Patrimônio Mundial da UNESCO. O interior é circundado por capelas e dividido por pilastras duplas que se prolongam até a cúpula. No terraço, você irá contemplar uma vista incrível da ponte e da Ribeira.


Mosteiro da Serra do Pilar

Jardim do morro

Em frente ao mosteiro está o Jardim do Morro, um parque lindo e agradável que tem um parquinho infantil e uma gruta no topo do morro. Ali há lugar para você apreciar a linda vista da Ribeira. É ali também que fica o Teleférico de Gaia que te deixará no próximo ponto turístico. 


Caves de vinho do Porto

É um desperdício vir ao Porto e não provar o Vinho em uma das suas tradicionais caves. O passeio na margem oposta do Rio Douro, além de proporcionar uma vista espectacular da Ribeira, é extremamente agradável. São muitos restaurantes com mesinhas à margem e quinze caves abertas à visitação com degustação e visitas guiadas. 

Vila Nova de Gaia, às margens do Rio Douro

Capela de Senhor da Pedra

Este santuário foi erguido sobre um rochedo na praia de Miramar. Reza a lenda que uma imagem de Cristo vinda do mar pousou sobre aquela pedra onde veio a ser construída a capela. Daí a origem de seu nome. Para mim, é um dos lugares mais incríveis de Portugal. Ao entardecer, muita gente se dirige para lá e aprecia a beleza do pôr do sol.


Na orla, bem em frente à capela há um parque muito agradável para crianças, com brinquedos, chafariz, quadra de esportes e espaço para andar de bicicleta ou patins.

Capela de Senhor da Pedra, em Vila Nova de Gaia

Se tiver mais tempo para explorar as belezas de Gaia, outro lugar agradável de se visitar é o cais da Afurada. Ali, você pode passear ou pedalar na orla vislumbrando a linda vista para o Porto e depois almoçar em um dos diversos restaurantes super transados da região.



O que fazer em Vila Nova de Gaia com crianças


Se você quer saber o que fazer em Vila Nova de Gaia com crianças, vale conhecer o Parque Biológico de Gaia, onde você verá diversos animais como diversas aves, cavalos, garças, tartarugas. Todos ficam soltos em seus habitats naturais.

O Parque Biológico de Gaia é um ótimo lugar para passear com crianças

Ainda na pegada de quem ama animais, em Gaia também existe o Zoológico Santo Inácio e a Quinta Pedagógica de Canelas onde as crianças podem andar à cavalo e ajudar a alimentar os animais.


Outros locais agradáveis da cidade, perfeitos para um piquenique no fim da tarde são o Parque da Lavandeira e o Parque São Caetano, ambos com entrada gratuita.


Cinema em Portugal: clique e descubra como é!


O Parque da Lavandeira: lugar perfeito para um piquenique no fim da tarde

Agora que você já descobriu o que fazer em Vila Nova de Gaia, que tal saber como é morar nessa cidade? Assista ao vídeo!


Veja também:

Dicas de turismo em Lisboa: roteiros de 2 a 5 dias para você conhecer o melhor da cidade

Guimarães - roteiro de um dia para conhecer o berço de Portugal

Braga - um dia para conhecer suas maravilhas


Sobre nós
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone YouTube

Ana Beatriz - jornalista brasileira, 39 anos, mãe do Matheus e do Tomás, esposa do André, que se apaixonou por Portugal e se mudou de mala e cuia com a família para o Porto. 

André - fotógrafo brasileiro, 47 anos, pai do Pedro, do  Gabriel, do Matheus e do Tomás, marido da Bia, que embarcou junto nessa aventura e, assim como os portugueses, não dispensa um café com natas. 

Juntos, gerimos o Portuguiando, a Art22 Media e a André Furtado Photography

Aproveitamos esse espaço para compartilhar impressões, diferenças e similaridades culturais e dicas de turismo para brasileiros que pensam em se mudar para cá ou simplesmente querem conhecer mais sobre Portugal. 

 

Fale conosco: contato.portuguiando@gmail.com

 

Receba nossos informativos:

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com