• Portuguiando

Roadtrip em Portugal - de Lisboa ao Porto

Atualizado: 9 de Mai de 2019

Conhecer Aveiro, Coimbra, Fátima, Óbidos e outros lugares incríveis na rota entre Lisboa e Porto é uma opção prática e barata para quem curte viajar de carro e quer fazer uma roadtrip em Portugal




Em um trajeto direto de carro, você levará cerca de 3 horas para ir de Porto a Lisboa ou vice-versa. Mas esse tempo pode ser multiplicado por muitas horas, ou até dias, caso você queira descobrir tesouros pouco explorados através de uma roadtrip em Portugal.


Preparamos três sugestões de roteiros que você pode traçar em um dia, saindo do Norte do país pela manhã e chegando em Lisboa no fim do dia, ou em uma viagem maior, de 10 dias, explorando esses lugares incríveis!


Vai viajar? Aproveite o código promocional do Portuguiando na compra do seguro viagem


Roadtrip em Portugal - Roteiros curtos entre Lisboa e Porto:



AVEIRO / COIMBRA / CONÍMBRIGA


Aveiro – A 45 minutos do Porto está a  cidade que é considerada a Veneza portuguesa. Um passeio de moliceiro, uma espécie de gôndola, pelo canal (dura cerca de 40 minutos) e uma volta pelas charmosas ruelas da cidade valem a visita.


Além disso, invista em um bom almoço em um dos charmosos restaurantes com mesinhas na calçada. Tire toda manhã para curtir o principal da charmosa Aveiro.


O agradável passeio de moliceiro pelos canais de Aveiro


Confira nossas matérias com dicas de turismo em Portugal!


Coimbra – Seguindo sua roadtrip em Portugal no caminho para Lisboa, a 50 minutos de Aveiro está Coimbra, sempre tomada pela alegria dos estudantes. O diferencial é que a cidade é toda composta por ladeiras que você anda por elas à pé.


As igrejas da Sé Nova e Sé Velha valem uma visita, mas eu me encantei mesmo com a Universidade de Coimbra. O lugar é de tirar o fôlego pela sua imponência e valor cultural. A visitação vai até 17h. Se ainda tiver fôlego, corra até a próxima dica!

O pátio principal da Universidade de Coimbra

Verão em Portugal: como aproveitar a estação do ano mais quente e esperada


Conímbriga - Cerca de 25 minutos depois, já de volta à estrada para Lisboa, estão as ruinas de Conímbriga, um lugar pouco visitado, mas INCRÍVEL! É um dos maiores sítios arqueológicos existentes em Portugal. Vale a parada!


Separe ao menos uma hora e meia para ficar lá, mas fique ligado porque só recebe visitantes até às 19h. Se quiser assistir a um vídeo do local ou fazer uma visita virtual 360 graus para ter uma prévia do que vai encontrar, clique aqui!


E assim você finaliza o primeiro roteiro de roadtrip em Portugal. Confira o próximo!

As ruinas de Conímbriga: um dos principais sítios arqueológicos de Portugal

Seis meses em Portugal - um balanço do início dessa nova jornada


FÁTIMA E ÓBIDOS


Fátima – Confesso que não havia programado de visitar o Santuário de Fátima. Mas quando me vi passando em frente a ele, resolvi parar e não me arrependo. Para quem é religioso, mesmo que não seja católico, é um lugar muito simbólico. É emocionante ver as pessoas que vão ali agradecer de joelhos pelas graças recebidas.


São duas igrejas. Na mais antiga, estão enterrados os pastorinhos Jacinta, Francisco e Lucia, os três irmãos que presenciaram o milagre de Fátima. Além de todos simbolismo, é uma visita rápida. A cidade fica a 1h40 do Porto e uma parada de duas horas você consegue conhecer o santuário e seguir sua viagem.


Confira nossa visita ao Santuário de Fátima: uma tarde de fé e devoção no coração de Portugal

O santuário de Fátima recebe diariamente milhares de fiéis

Cinco curiosidades que vemos pelas ruas de Portugal


Óbidos – A uma hora de Lisboa está uma das vilas mais charmosas de Portugal. Saindo de Fátima, você levará 50 minutos para chegar à encantadora cidade de Óbidos. Toda cercada por muralhas de pedra, resquícios da ocupação dos mouros, abriga um Castelo que é uma das sete maravilhas de Portugal.


Uma caminhada pela muralha te remete à atmosfera medieval do local e rende fotos incríveis para quem não dispensa uma boa 'selfie'. Passe a tarde se perdendo pelas ruelas da cidade e não vá embora sem experimentar a ginginha, bebida tradicional que se assemelha a um licor.


E nesse lugar maravilhoso você finaliza nosso segundo roteiro de roadtrip em Portugal. Confira o último percurso!

As muralhas da cidade de Óbidos

Veja a diferenças de preços de produtos em supermercados do Brasil e de Portugal


TOMAR / ALCOBAÇA / BATALHA (Meu roteiro preferido!)


Tomar– De carro, você levará uma hora para fazer o trajeto entre essas três cidades. Em cada uma delas há um lugar imperdível para se conhecer.


Em Tomar, visite o Convento de Cristo, um castelo dos Templário, construído no século XII, que é Patrimônio Mundial da UNESCO e tem uma arquitetura belíssima, predominantemente romântica, gótica e renascentista.

Convento de Cristo, em Tomar

Custo de vida em Portugal: sabia quanto gasta mensalmente uma família de três pessoas


Batalha - O Mosteiro de Batalha, ou Mosteiro de Santa Maria da Vitória, também é Patrimônio Mundial da UNESCO e é também uma das sete maravilhas de Portugal. Quando avistá-lo da estrada, não terá dúvidas de que chegou ao seu destino.


Você será arrebatado pela beleza do lugar! Esse conjunto arquitetônico foi construído a mando de D. João I, que está enterrado ali na Capela do Fundador. Imperdível!

Toda beleza do Mosteiro de Batalha

Por que eu adoro fazer compras nos supermercados de Portugal


Alcobaça - Seguindo sua viagem, o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça fecha o trajeto com chave de ouro. Por fora, ele impressiona bem menos que o Mosteiro de Batalha. Mas não se engane! O lugar também é Patrimônio Mundial da UNESCO e uma das sete maravilhas de Portugal.


Ali estão enterrados D. Pedro I e Inês de Castro. Vale se perder pelas salas dos reis, dos monges e outros cômodos incríveis.

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça visto de seu pátio interno

Dica: se você pretende visitar os três locais em até sete dias, compre o bilhete Rota do Patrimônio, que sai por 15 euros. Separadas, cada atração custa 6 euros.


Passe ao menos duas horas em cada monumento para visitar os monumentos e comprar suvenirs nas barraquinhas que ficam no entorno deles. Depois siga para Lisboa, a 1h30 dali, ou Porto, a 2h de distância.




Roteiro de 10 dias para uma roadtrip em Portugal entre Lisboa e Porto:


Se você dispõe de mais tempo e pode fazer um roteiro maior, dormindo em algumas cidades, junte as três opções em apenas um roteiro de uma espetacular roadtrip em Portugal e siga a seguinte ordem:


Saindo de Lisboa:

Ida: Alcobaça - Batalha - Conímbriga - Coimbra - Porto

Volta: Aveiro - Tomar - Fátima - Óbidos - Lisboa

Saindo do Porto:

Ida: Aveiro - Tomar - Fátima - Óbidos - Lisboa

Volta: Alcobaça - Batalha - Conímbriga - Coimbra - Porto



Como é morar em Lisboa. Assista ao vídeo!


Veja também:

Roteiro de uma tarde em Belém, o bairro símbolo de Lisboa

Desvende os castelos e palácios de Sintra, em Lisboa

Cabo da Roca: vale a visita?

Sobre nós
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone YouTube

Ana Beatriz - jornalista brasileira, 39 anos, mãe do Matheus e do Tomás, esposa do André, que se apaixonou por Portugal e se mudou de mala e cuia com a família para o Porto. 

André - fotógrafo brasileiro, 47 anos, pai do Pedro, do  Gabriel, do Matheus e do Tomás, marido da Bia, que embarcou junto nessa aventura e, assim como os portugueses, não dispensa um café com natas. 

Juntos, gerimos o Portuguiando, a Art22 Media e a André Furtado Photography

Aproveitamos esse espaço para compartilhar impressões, diferenças e similaridades culturais e dicas de turismo para brasileiros que pensam em se mudar para cá ou simplesmente querem conhecer mais sobre Portugal. 

 

Fale conosco: contato.portuguiando@gmail.com

 

Receba nossos informativos:

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com