• Portuguiando

Belém, Portugal - pontos turísticos

Atualizado: Set 2

Uma tarde ou mesmo um dia inteiro não serão suficientes para desbravar todas as atrações do bairro de Belém, em Lisboa, mas listamos aqui os pontos turísticos mais populares para você começar a brincadeira


A Praça do Império fica bem no centro de Belém e liga seus mais importantes monumentos

Pense em um bairro que respira a história do Descobrimento! Esse bairro é Belém. A menos de 10 quilômetros do centro de Lisboa, você pode fazer uma imersão na história da navegação dos nossos colonizadores. Foi de lá que Pedro Álvares Cabral saiu para a jornada que acabaria no descobrimento do Brasil, em 1500. 


Vai viajar? Aproveite o código promocional do Portuguiando na compra do seguro viagem


Os três marcos mais populares do bairro ficam a cerca de 20 minutos de caminhada um do outro. Portanto, tire ao menos uma tarde para explorar o lugar. Se for alta temporada você enfrentará longas filas, portanto o ideal mesmo é passar o dia por lá e ainda dar uma esticadinha para experimentar os saborosos Pastéis de Belém.

Belém, Portugal - pontos turísticos


Veja as nossas dicas sobre turismo em Portugal


Torre de Belém

Nada melhor do que começar sua visita por um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Portugal e principal símbolo do bairro. A Torre de Belém foi um posto de vigilância e proteção da cidade, serviu como masmorra para presos, e hoje é Patrimônio Cultural da Unesco.

Torre de Belém

Guimarães - roteiro de um dia para conhecer o berço de Portugal


A construção que se precipita sobre o Rio Tejo exibe uma arquitetura belíssima, no exterior e no interior, onde é rodeada por brasões e inscrições das cruzes da Ordem de Cristo. São cinco andares que abrigam a Sala do Governador, Sala dos Reis, Salas das Audiências e Capela.


No terraço, a incrível vista para a cidade de Belém e para o esplendoroso Rio Tejo. É obrigatório e imperdível!

O terraço da Torre de Belém

Braga - um dia para conhecer suas maravilhas


Padrão dos Descobrimentos

A uma caminhada de um quilômetro da Torre de Belém, você chegará ao Padrão dos Descobrimentos, monumento que tem a forma de uma caravela estilizada talhada com estátuas dos portugueses célebres que tiveram seus nomes atrelados aos descobrimentos.


Antes de entrar, aprecie os símbolos, como a bandeira, a espada e a caravela, presentes na escultura e vá até a rosa-dos-ventos decorada em mármore.

Padrão dos Descobrimentos

Dicas de turismo em Lisboa: roteiros de 2 a 5 dias para você conhecer o melhor da cidade


O primeiro piso é dedicado a exposições e mostras culturais e artísticas que conversam com o universo exposto no monumento. No topo, um mirante que oferece uma visão excepcional do Rio Tejo a uma altura de 56 metros.

Padrão dos Descobrimentos: formato de caravela talhada com estátuas de célebres portugueses

Seis meses em Portugal - um balanço do início dessa nova jornada


Mosteiro dos Jerônimos

Ao sair do Padrão dos Descobrimentos, você estará de frente para o Jardim da Praça do Império, caminho que rende lindos registros fotográficos e que te guiará até o Mosteiro dos Jerônimos.


A construção se tornou Patrimônio Cultural de toda a Humanidade pela Unesco e abriga o túmulo do desbravador Vasco da Gama, além dos túmulos de Fernando Pessoa, Luis de Camões e Alexandre Herculano, aclamados escritores portugueses.

Mosteiro dos Jerônimos

Cinco curiosidades que vemos pelas ruas de Portugal


A Igreja Santa Maria Belém tem visitação gratuita, mas vale entrar no claustro e apreciar essa referência cultural e peça única da arquitetura manuelina. Pelo Google Arts & Culture é possível fazer uma visita virtual (360º) e ter uma ideia da beleza que você verá pessoalmente.

Igreja Santa Maria Belém, no Mosteiro dos Jerônimos

Veja como são os cinemas em Portugal


Pastéis de Belém

Com uma produção de cerca de 20 mil pasteis por dia, essa casa de dóceis é a criadora dos famosos pasteis de Belém e guarda a tradicional receita a sete chaves. O lugar é enorme! Vale parar e degustar essa delícia enquanto toma um café e depois apreciar pelos vidros as fornadas e fornadas saindo fresquinhas.


Dica preciosa: é muito provável que você veja uma longa fila formada na entrada, mas essa fila geralmente é apenas para quem quer levar para viagem. Para entrar e fazer o pedido sentado em uma das mesas, costuma ser tranquilo e mais rápido.


Mas os encantos de Belém vão muito além...

Se no seu roteiro você tiver mais tempo pra explorar as belezas de Belém, vale conhecer o Museus Nacional dos Coches e o Museu dos Combatentes, ambos bem perto dali.


Verão em Portugal: como aproveitar a estação do ano mais quente e esperada


Como é morar em Lisboa? Assista ao vídeo!


Veja também:

Palácio de Queluz – uma visita ao berço da história luso-brasileira

Roteiro para um dia em Sintra, Lisboa

Azenhas do mar: um paraíso escondido, bem pertinho de Lisboa


Sobre nós
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone YouTube

Ana Beatriz - jornalista brasileira, 39 anos, mãe do Matheus e do Tomás, esposa do André, que se apaixonou por Portugal e se mudou de mala e cuia com a família para o Porto. 

André - fotógrafo brasileiro, 47 anos, pai do Pedro, do  Gabriel, do Matheus e do Tomás, marido da Bia, que embarcou junto nessa aventura e, assim como os portugueses, não dispensa um café com natas. 

Juntos, gerimos o Portuguiando, a Art22 Media e a André Furtado Photography

Aproveitamos esse espaço para compartilhar impressões, diferenças e similaridades culturais e dicas de turismo para brasileiros que pensam em se mudar para cá ou simplesmente querem conhecer mais sobre Portugal. 

 

Fale conosco: contato.portuguiando@gmail.com

 

Receba nossos informativos:

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com