• Portuguiando

Seis curiosidades sobre as casas e apartamentos em Portugal

Atualizado: 9 de Mai de 2019

Não tem tanque, ducha higiênica nem tela de proteção, em compensação você aprende a ver valor em ter uma máquina de lavar louça quando mora em Portugal Quando começamos a pesquisar moradia aqui em Portugal, percebemos algumas diferenças básicas em relação aos apartamentos e casas do Brasil. São coisas que parecem detalhes, mas vale a pena você saber para não ser pego de surpresa quando chegar aqui. Vou listar aqui as diferenças que mais me chamaram atenção:  Confira o preço do aluguel em Portugal, em 2018


Não há tanque

Aquilo que é tão comum de encontrarmos nas áreas de serviço de qualquer lar no Brasil é um item raro por aqui. Não há tanques em quase nenhuma moradia que visitamos.


Aqui eles são muito práticos e colocam tudo na máquina de lavar. Já para lavar um sapato ou um esfregão, por exemplo, eles usam o próprio chuveiro ou o bidê. Se você for apegada ao seu tanquinho (como eu sou!) consegue comprar um modelo similar ao da foto ao lado por cerca de 120 euros na Leroy Merlin.  

Bidês no lugar da ducha higiênica

Há tempos não se vê mais bidês nas grandes cidades do Brasil. Pois aqui em toda casa há! E em alguns casos não são aqueles que o jato de água sai por baixo. É um modelo que a água sai por trás... zero anatômico, principalmente para as mulheres!


Mas quando instalamos as duchas higiênicas conseguimos entender o porquê da escolha dos lusitanos. Com a ducha higiênica nem sempre você consegue ter água quente... Por fim, nos demos por vencidos e resolvemos manter também os bidês!


Como é morar em Lisboa. Assista ao vídeo!

O interruptor do banheiro fica do lado de fora da porta

Aqui você acende a luz antes de entrar no banheiro. Essa eu demorei pra entender, mas um comentário aqui do blog me ajudou.


É uma medida de segurança, já que o banheiro é um ambiente molhado e há risco de tomarmos um choque. Afinal, muitas vezes estamos molhados e descalços também.


Vai viajar? Aproveite o código promocional do Portuguiando na compra do seguro viagem


Máquina de lavar louça

Nunca fui muito fã no Brasil, mas aqui praticamente todas as casas têm e estou aprendendo a ver valor. Para quem tem pouca louça não é algo funcional no dia a dia.


Se eu for esperar juntar louça suficiente para encher uma máquina, tenho que aguardar uns 2 dias. No fim do primeiro dia já não tenho mais pratos limpos. Mas, para um almoço com convidados no fim de semana, poupa aquele momento chato de você ficar um tempão lavando tudo, principalmente no frio. 


Dicas práticas para limpar sua casa quando você vai viver na Europa

Não se vê tela de proteção em nenhuma janela

Há muitos gatos aqui em Portugal, muitas crianças também. Mas ninguém usa telinha de proteção nas janelas e varandas! Eu penso: mas é algo tão prático e te deixa tãaaao mais tranquila... mas simplesmente não tem!


Meu filho, sempre de olho e já orientei para que não chegue perto da janela. Já minha gata é mais rebelde e adora ficar no batente olhando o movimento lá fora. Por isso, por aqui só abro mesmo uma frestinha da janela.


Escolas em Portugal: tudo que uma mãe brasileira precisa saber

Prédios não possuem lixeiras internas

Não tem essa de depositar o lixo na lixeira do corredor. A maioria dos prédios não têm funcionários. Geralmente só uma pessoa que vem fazer a limpeza das áreas comuns algumas vezes por semana.


Portanto você mesmo terá que levar seu lixo até a lixeira mais próxima na sua rua e separar lixo orgânico do reciclável. Dá mais trabalho, mas por fim, é uma ótima maneira de aprendermos a gerar menos lixo.

Veja também:

Por que os portugueses não se renderam ao WhatsApp?

Morar em Portugal: cinco passos para concretizar esse sonho

Motivos que me levaram a sair do Brasil

Sobre nós
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone YouTube

Ana Beatriz - jornalista brasileira, 37 anos, mãe do Matheus, esposa do André, que se apaixonou por Portugal e se mudou de mala e cuia com a família para o Porto. 

André - fotógrafo brasileiro, 45 anos, pai do Pedro, do  Gabriel e do Matheus, marido da Bia, que embarcou junto nessa aventura e, assim como os portugueses, não dispensa um café com natas. 

Juntos, gerimos o Portuguiando e a André Furtado Photography

Aproveitamos esse espaço para compartilhar impressões, diferenças e similaridades culturais e dicas de turismo para brasileiros que pensam em se mudar para cá ou simplesmente querem conhecer mais sobre Portugal. 

 

Fale conosco: contato.portuguiando@gmail.com

 

Receba nossos informativos:

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com