• Portuguiando

Turismo no Algarve: os melhores locais para visitar em 7 dias

Atualizado: 25 de Jul de 2019

Autora: Sara Almeida

Praia de Benagil, situada no concelho de Lagoa

Ahhh, o verão português! Quando ele chega, um dos lugares que fica em alta no país, é a região sul de Portugal. Todo mundo corre para lá, moradores e turistas! Por isso, preparamos um roteiro especial de turismo no Algarve para você aproveitar as maravilhas desse paraíso. Sejam muitos ou poucos dias, vale sempre a pena!


Roteiro de sete dias de turismo no Algarve


Dia 1 - Faro

No primeiro dia nada melhor que começar pela capital do Algarve, Faro, que fica a 6km do aeroporto, o que facilita muito a logística para quem viaja de avião. Perca-se na beleza do centro histórico de faro e explore suas ruelas e Catedral, que fornecem uma extraordinária vista pela Ria Formosa.


Depois da visita ao centro histórico, aproveite para um passeio de barco no Parque Natural da Ria Formosa. Se no primeiro dia quiserem logo por os pés na água, nada melhor que visitar a Praia da Quarteira, é uma das mais conhecidas da região.


Pertinho dali, para os amantes da arquitetura, está o Palácio de Estoi, que é o único exemplar do estilo rococó e com jardins franceses do Algarve. Está localizado a pouco mais de 10km da cidade. E, apesar da sua história relativamente recente, é um dos palácios mais bonitos da região.


Dia 2 - Lagoa

Não siga sua viagem sem conhecer Lagoa, uma cidade do distrito de Faro, com cerca

de 6 mil habitantes. Ali, você encontrará praias com visuais de tirar o fôlego!


A praia da Marinha, por exemplo, é considerada uma das 10 mais bonitas da Europa e uma das 100 do Mundo, pelo Guia Michellin. Outra opção interessante é conhecer a Praia de Benagil, com suas imensas grutas.


Por outro lado, ainda não falamos em diversões aquáticas, outra das atrações comuns de

turismo do Algarve, que são uma diversão para as crianças. O parque aquático Slide &Splash tem escorregas, piscinas, atrações e exibições de aves tropicais e répteis. Um bilhete comprado pelo site sai por, mais ou menos, 24 euros.

Praia da Marinha

O que fazer em Lisboa: roteiros de 2 a 5 dias para você conhecer o melhor da cidade


Dia 3 - Portimão

Essa pequena cidade portuária oferece praias lindíssimas para quem quer relaxar. Se optar por visitar a Praia das Rocas, não se esqueça de passar no Forte de Santa Catarina, situado na foz no rio Arade, onde poderá desfrutar de uma magnífica vista sobre a praia.


Areia dourada e mar azul é o que não falta em um roteiro de turismo do Algarve! A Praia dos Três Castelos e a Praia dos Careanos são vizinhas da Praia das Rochas. Estão separadas por uma falésia que vale a pena percorrer a pé para apreciar a paisagem.


Mas se quiser optar por uma vertente cultural, há o museu de Portimão, instalado numa

antiga fábrica de conservas, para explorar a poucos quilómetros de distância.


Vai viajar? Aproveite o código promocional do Portuguiando na compra do seguro viagem


Dia 4 - Lagos

Nada de cansaço! Ainda há muito mais para ver! Aproveite o dia em Lagos, uma das cidades mais turísticas da região. O charme das ruas e do centro histórico preservam a autenticidade desta cidade. É lá que fica o Mercado Municipal, bem no centro da cidade velha.


Lagos também é conhecida pelo Forte da Ponta da Bandeira, situado mais a norte do grande mercado. É um dos pontos defensivos mais bem conservados do país e fornece uma vista magnífica para a cidade e para o mar, isto para quem gosta de fotografias.


Dicas de turismo no Porto, Portugal


Dia 5 - Albufeira

Um dos destinos mais conhecidos quando se fala em turismo no Algarve. Todas as águas são cristalinas e quentes e a areia é fina e dourada, como não podia deixar de ser, no ponto mais a sul de Portugal. Mas foi só a partir da década de 60 do século XX que esta cidade passou a ser um ponto turístico.


O foco de Albufeira está na praça principal, espaço para peões com uma fonte no centro. E

todas as praias adjacentes como a praia da Oura, praia da Falésia e praia da Galé. Vale a pena explorar!


Conheça algumas das cidades mais bonitas de Portugal


Dia 6 - Sagres

Num dos últimos dias das suas férias, faça uma visita ao ponto mais a sudoeste de Portugal. Lá, há dois locais interessantes para descobrir: o cabo de São Vicente e a

Fortaleza de Sagres.


O Cabo de São Vicente fica a 3km a norte da Ponta de Sagres. Para quem gosta da natureza e de animais é uma ótima localização para observar espécies raras de aves e de animais marinhos nas falésias durante o início do verão. Se não tiver transporte, há 2 autocarros que

saem de Sagres às segundas e sextas, exclusivamente para o cabo de São Vicente.


A fortaleza de Sagres fica igualmente na Ponta de Sagres, e quando foi construída tinha como objetivo proteger o território português. No interior há pouco para ver, mas certamente, você irá ficar deslumbrado com as vistas sobre o Oceano Atlântico.


Curiosidade: Esta parte da Europa era considerada o “fim do mundo” desde o tempo da Idade Média. Portanto, turismo no Algarve ou turismo no “fim do mundo”?

Cabo de São Vicente

Roadtrip em Portugal - de Lisboa ao Porto


Dia 7 - Alvor

Para este último dia, explore uma das vilas mais antigas e mais bonitas. Esta vila é o local ideal para comprar souvenirs e lembranças da região. Como não podia deixar de ser, tem as suas raízes fincadas na atividade pesqueira e está dependente da indústria do turismo no Algarve.


Se ainda tiver tempo para passear, pode aproveitar o maior passadiço do Algarve e fazer uma caminhada de 6km, no Passadiço de Alvor que liga todas as praias da vila. E depois se refrescar nas águas da foz da Ria de Alvor.


Para quem tem fôlego para aproveitar também as noites no Algarve:


Locais onde as noites são imperdíveis:

  • Zona baixa de Albufeira;

  • Vilamoura junto à marina;

  • Portimão com várias casas noturnas à beira da praia.


Veja também:

Custo de vida em Portugal

Morar em Portugal: cinco passos para concretizar esse sonho



Sobre nós
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone YouTube

Ana Beatriz - jornalista brasileira, 39 anos, mãe do Matheus e do Tomás, esposa do André, que se apaixonou por Portugal e se mudou de mala e cuia com a família para o Porto. 

André - fotógrafo brasileiro, 47 anos, pai do Pedro, do  Gabriel, do Matheus e do Tomás, marido da Bia, que embarcou junto nessa aventura e, assim como os portugueses, não dispensa um café com natas. 

Juntos, gerimos o Portuguiando, a Art22 Media e a André Furtado Photography

Aproveitamos esse espaço para compartilhar impressões, diferenças e similaridades culturais e dicas de turismo para brasileiros que pensam em se mudar para cá ou simplesmente querem conhecer mais sobre Portugal. 

 

Fale conosco: contato.portuguiando@gmail.com

 

Receba nossos informativos:

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com