• Portuguiando

Verão em Portugal: como aproveitar a estação do ano mais quente e esperada

Atualizado: 2 de Ago de 2018

Depois de uma primavera com muito frio, enfim chegou o verão em Portugal! Veja as melhores maneiras de aproveitar o calor que se instalou no país


Não se engane pela beleza das praias portuguesas. A água é bem gelada, mesmo no verão

Começa hoje, dia 21 de junho, o verão em Portugal. O que esperar da estação do ano mais badalada e amada por moradores e turistas? Já entrego a primeira coisa que me surpreendeu: o sol se põe depois das 21 horas. Ou seja, na hora que você está colocando o seu filho pra dormir, o dia ainda está claro. Às vezes já são 19h e você tem a impressão que ainda são 17h. É maravilhoso aproveitar mais os dias, a diversão rende mais! Custo de vida em Portugal: sabia quanto gasta mensalmente uma família de três pessoas

Como são as praias portuguesas no verão Desculpem o trocadilho pobre, mas já começaremos jogando um balde de água fria nas suas expectativas. Se você sonha em passar o dia na praia, tomando aquele banho de mar quentinho, já pode tirar o cavalinho da chuva, ou melhor, do sol. Aqui a água é absurdamente gelada! Gira em torno de uns 15 graus mesmo no verão. Até no sul do país, na região do Algarve, onde para os portugueses a água é quentinha, eu acho beeeeem gelada ainda.  Além disso, em Portugal há bastante vento. Em muitas praias há até umas barraquinhas, chamadas de corta-vento para as pessoas ficarem um pouco protegidas de tanto vento enquanto pegam sol. Portanto, acredite, se pegar um dia de muito vento, você corre o risco de ir para a praia e sentir frio.

Vai viajar? Aproveite o código promocional do Portuguiando na compra do seguro viagem A alegria dos parques no verão de Portugal Se as praias deixam a desejar, os parques são uma grata surpresa. As famílias se reúnem e passam o dia nos parques. Ali elas fazem piquenique, tomam sol, brincam de estourar balões com água, jogam bola e tiram até uma soneca embaixo de uma árvore no fim da tarde aproveitando a leve brisa que refresca o ar.  No verão, os parques de Portugal ficam lotados de moradores e de turistas. Vale a pena visitar os principais na cidade que você estiver. 


Fuja dos pontos turísticos no verão de Portugal


Nos meses de julho e agosto as cidades turísticas ficam mais cheias. Algumas atrações, principalmente no Porto e em Lisboa, ganham aquelas filas longas. Mas o pior é o calor mesmo. Nos dias mais quentes, em que a sensação térmica beira os 40 graus, o abafamento faz a sensação térmica subir mais ainda. 


Para os turistas, que passam longas horas por dia na rua, as melhores épocas do ano para visitar o país são no outono e na primavera, quando as temperaturas estão mais amenas. 


Portugal e os eventos especiais de verão


Em meados da primavera e no auge do verão muitos eventos acontecem no país inteiro. No Porto, o mês de junho é famosos pelo São João. As pessoas vão para a Ribeira, brincam o dia inteiro, interagem com os turistas e há queima de fogos à meia-noite. 


É a temporada de festivais de música, como o Rock in Rio Lisboa, o Nos Primavera Sound e o Super Bock Super Rock, famosos por atraírem gente do país inteiro. Os muitos festivais gastronômicos também fazem sucesso, como o Festival da Cereja, nas aldeias históricas e o Porto Beer Festival, para os amantes de uma boa cerveja. 


Atenção à época das queimadas


Infelizmente, durante os meses mais quentes e secos do ano os incêndios se propagam no país. Nas áreas mais rurais, aldeias inteiras foram tomadas pelo fogo nos episódios que chocaram todo o país em 2017. É uma preocupação muito séria e que deixa os portugueses em estado de alerta sempre.


Morar em Portugal: cinco passos para concretizar esse sonho


Portanto, não se atenha apenas às praias durante essa estação do ano. Há muitos outros atrativos incríveis para quem passa o verão em Portugal. Aproveite!


Veja também:

Seis meses em Portugal - um balanço do início dessa nova jornada

Dicas práticas para limpar sua casa quando você vai viver na Europa

Cinco hábitos que o brasileiro adquire quando vive em Portugal

Sobre nós
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone YouTube

Ana Beatriz - jornalista brasileira, 37 anos, mãe do Matheus, esposa do André, que se apaixonou por Portugal e se mudou de mala e cuia com a família para o Porto. 

André - fotógrafo brasileiro, 45 anos, pai do Pedro, do  Gabriel e do Matheus, marido da Bia, que embarcou junto nessa aventura e, assim como os portugueses, não dispensa um café com natas. 

Juntos, gerimos o Portuguiando e a André Furtado Photography

Aproveitamos esse espaço para compartilhar impressões, diferenças e similaridades culturais e dicas de turismo para brasileiros que pensam em se mudar para cá ou simplesmente querem conhecer mais sobre Portugal. 

 

Fale conosco: contato.portuguiando@gmail.com

 

Receba nossos informativos:

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com