• Portuguiando

Visita ao Santuário de Fátima: uma tarde de fé e devoção no coração de Portugal

Atualizado: 9 de Jan de 2019

Você pode visitar as duas basílicas construídas no Santuário de Fátima e conhecer as casas das três crianças para as quais Nossa Senhora apareceu


A cidade de Fátima fica a 1h20 de distância de carro a partir de Lisboa. Conhecer o Santuário de Fátima é um passeio emocionante, principalmente se você for fiel ou devoto da santa. Mas mesmo quem não é religioso não consegue se manter indiferente a tamanho simbolismo e energia que circula no local.


O Santuário, que recebe cerca de seis milhões de visitantes por ano, surgiu em 1917 a partir da aparição de Nossa Senhora para os três pastorinhos: os irmãos Jacinta e Francisco e sua prima Lucia, ainda quando eram crianças. 


Vai viajar? Aproveite o código promocional do Portuguiando na compra do seguro viagem


A Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima

O que visitar no Santuário de Fátima


Ali há duas basílicas: a principal é a Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde estão enterrados os três pastores. Ali também há painéis que narram toda a vida de Jesus, do nascimento até a ressurreição.

O interior da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

O local onde estão enterradas Jacinta e Lúcia
O túmulo de Francisco

A segunda basílica é a Igreja de Santíssima Trindade, já com uma arquitetura mais moderna, construída em 2007 e com capacidade para receber 8700 pessoas. 


A Igreja de Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima

O interior da Igreja de Santíssima Trindade

No exterior há um trajeto para os fiéis que caminham de joelhos a pagar promessas, além do monumento do Sagrado Coração de Jesus, ao lado da Capela das Aparições - exatamente onde Nossa Senhora pediu às crianças que construíssem uma igreja -, onde acontecem missas diárias. 


O que fazer em Vila Nova de Gaia


O monumento do Sagrado Coração de Jesus fica entre as duas basílicas, bem ao lado da Capela das Aparições


Depois de conhecer o Santuário, você pode visitar o vilarejo onde viveram os três pastorinhos. Ali, as casas de pedras das duas famílias estão mantidas intactas, com móveis, fotos e reportagens que narram todo o processo de beatificação de Jacinta e Francisco e toda vida de Lúcia, que faleceu em um convento, em 2005, aos 97 anos. 

O quarto de Jacinta, que mais tarde veio a ser beatificada pela Igreja Católica

No entorno do Santuário há muitas lojas que vendem terços, imagens e lembranças do local, assim como várias opções de restaurantes e comércio em geral. É um passeio emocionante que retrata toda a religiosidade do povo português.


Veja também:

Dicas de turismo em Lisboa: roteiros de 2 a 5 dias para você conhecer o melhor da cidade

Guimarães - roteiro de um dia para conhecer o berço de Portugal

Braga - um dia para conhecer suas maravilhas


Sobre nós
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone YouTube

Ana Beatriz - jornalista brasileira, 37 anos, mãe do Matheus, esposa do André, que se apaixonou por Portugal e se mudou de mala e cuia com a família para o Porto. 

André - fotógrafo brasileiro, 45 anos, pai do Pedro, do  Gabriel e do Matheus, marido da Bia, que embarcou junto nessa aventura e, assim como os portugueses, não dispensa um café com natas. 

Juntos, gerimos o Portuguiando e a André Furtado Photography

Aproveitamos esse espaço para compartilhar impressões, diferenças e similaridades culturais e dicas de turismo para brasileiros que pensam em se mudar para cá ou simplesmente querem conhecer mais sobre Portugal. 

 

Fale conosco: contato.portuguiando@gmail.com

 

Receba nossos informativos:

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com